WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

08/11/2016 - Jovens da Escola Municipal Anízio Teixeira ganham primeiro lugar em Feira de Empreendedorismo

A II Feira de Jovens Empreendedores das escolas municipais de Uberaba aconteceu, sábado (5), na Praça Dom Eduardo. O trabalho foi desenvolvido ao longo do ano, sob os olhos atentos dos professores coordenadores, que orientaram sobre todos os requisitos para a realização das empresas simuladas.


O 1º lugar ficou para a empresa Fruturista, da Escola Municipal Professor Anísio Teixeira, que serviram frutas picadas e incrementadas com cremes, leite condensado e outras especiarias. Já o 2º lugar foi para os alunos da empresa Deliciarte, que ofereceu pipocas artesanais com sabores diferenciados. E a empresa Doce Perfume, da Escola Professor José Geraldo Guimarães, ficou com o 3º lugar, oferecendo sabonetes artesanais e medicinais.


As empresas foram avaliadas por convidados, como professores e empreendedores de Uberaba, que deram notas de 0 a 5 para vários critérios, como qualidade no atendimento, apresentação do plano de negócios, apresentação do produto ou serviço, processo produtivo, entre outros. Ana Flávia, coordenadora dos Grupos de Liderança da Secretaria Municipal de Educação, lembra que todos os grupos foram avaliados durante o ano e no decorrer do desenvolvimento das atividades da empresa, com resultado baseado em critérios específicos.


Mesmo não tendo vencido, ficou a lição para a empresa Paraíso do Artesanato, da Escola Municipal Santa Maria, que imprimiu símbolos em pedras, com pintura e papel e adequou cada símbolo à tecnologia, com um QR Code que identificava o significado de cada um. O aluno Gabriel Rigo, explicou como foi o difícil processo de se chegar a um produto final. “Passamos por várias dificuldades até chegar ao produto final. Aprendemos que ser empreendedor é ser persistente. Juntamos a tecnologia e por um momento achei que não ia dar certo, mas foi um sucesso”, comenta.


O representante do Sebrae, Marcius Marques, agradeceu aos professores da rede e falou sobre o papel fundamental deles de despertar a iniciativa empreendedora nos alunos, com dedicação e conhecimento.


A secretária de Educação Silvana Elias fez uma metáfora com a história de um sábio que queria guardar bem um tesouro e descobriu que era melhor guardar dentro de si. “Muitas vezes não damos valor a nós mesmos e não percebemos que vida está em nossas mãos para que possamos fazer o melhor possível dela. O primeiro passo vocês já deram, estar na escola. O aluno tem que ser o principal agente do seu desenvolvimento. Aqui estão crescendo de dentro para fora”, analisa.


Ela também agradeceu a todos os alunos protagonistas, aos professores-orientadores, aos diretores e familiares, que estiveram à frente do projeto. “O prefeito Paulo Piau não pode estar presente, mas ele acredita muito nos Grupos de Liderança e eu, sou cidadã uberabense e a mim importa uma educação de qualidade como vemos aqui”, finaliza.

Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar