WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

07/10/2016 - Alunos participaram de oficinas de empreendedorismo, inovação e tecnologia nesta quinta

As secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento Econômico e Turismo realizaram hoje (06), no Parque Tecnológico de Uberaba a primeira edição do WorkTech, evento que promoveu uma tarde de empreendedorismo e inovação com 80 alunos do Tempo Integral de sete escolas municipais da zona rural.


No Worktech os jovens tiveram contato com diversas tecnologias, apresentadas pelos parceiros como universidades e empresas privadas como a Liga Empreendedora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, a Educartech que trabalha com oficinas maker e as empresas Good Soy, Pão Mania, Porto Real e Mercotech.


Alvaro José Dias, representante da Liga de Empreendedorismo explica que o trabalho é feito com alunos de cursos e universidades diversos. “Essa iniciativa é muito importante, pois as crianças e adolescentes que já são agentes empreendedores nas escolas, podem aqui despertar o interesse pela inovação”, diz.


A gestora do Parque Tecnológico, Raquel Resende, afirma que a partir das oficinas e conhecimentos adquiridos no WorkTech é possível que os jovens desenvolvam produtos, processos e serviços que serão úteis para a sociedade. “Quando trazemos os jovens despertamos a curiosidade deles para o um mundo novo. Aqui no Parque o ambiente é propício para eles. O ParqueLab é um espaço criativo para que os jovens venham interagir e criar coisas novas, além da sala de aula, para que eles se tornem cada vez mais questionadores”.


O aluno da Escola Municipal Carolina Mendes, João Pedro Machado Borges conta que o evento foi uma oportunidade de aguçar ainda mais o pensamento empreendedor. “Eu adorei porque os materiais são fáceis de encontrar e o avião foi feito pelos próprios alunos do IFTM. A educação nos ajuda a definir o que a gente quer ser e o que a gente quer fazer”, completa.


A assessora pedagógica da Semed e coordenadora dos Grupos de Liderança da Semed, Ana Flávia Souza, comenta que a ideia é ampliar o conhecimento dos alunos, com tecnologias que estejam ao alcance de todos. “Trouxemos apenas as escolas rurais neste ano, mas pretendemos estender esse projeto para todos os alunos que participam dos Jovens Empreendedores. Nossa intenção é que eles levem a tecnologia para as empresas simuladas que eles desenvolvem dentro do projeto”, ressalta.


O Programa Jovens Empreendedores tem início com a formação de 30 professoras junto ao Sebrae. Esses professores se tornam multiplicadores durante o ano, com os alunos que optam pela modalidade empreendedorismo no tempo integral. Dentro do currículo dos alunos que seguem esse curso existem oficinas e visitas dentre outras propostas e durante as atividades eles montam empresas simuladas, que no final são apresentadas com a venda de produtos ou serviços.


Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar