WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

06/10/2016 - Prefeitura realiza evento de tecnologia e inovação com alunos das Escolas Rurais

As Secretarias de Educação e de Desenvolvimento Econômico e Turismo realizam nesta quinta-feira (06) no Parque Tecnológico de Uberaba a primeira edição do WorkTech, evento que promoverá uma tarde de empreendedorismo e inovação com alunos do Tempo Integral.

O objetivo do evento é promover uma tarde de inovação com os alunos que fazem parte do programa Jovens Empreendedores, desenvolvido nas escolas municipais. Nesse primeiro momento irão participar cerca de 80 alunos da rede municipal de ensino, começando com os alunos das Escolas Rurais. O intuito das secretarias é promover o evento com todas as 300 crianças que participam do programa jovens empreendedores.

Lúcia Oliveira, chefe do departamento de Arte, Cultura e Projetos Especiais da Semed explica que é um momento de muito conhecimento para os alunos das comunidades rurais, que nem sempre têm acesso à tecnologia de ponta. “Os alunos participarão de oficinas e poderão compreender o alcance da tecnologia, que já exerce fascínio sobre eles”, comenta.

O evento ocorrerá no período da tarde, a partir das 13h30, horário em que é ministrada a oficina de empreendedorismo do Tempo Integral. “Os alunos serão apresentados ao espaço dos Parque Labs, para que eles saibam como poderão explorar o local, principalmente porque eles estão trabalhando com a criação de produtos inovadores e eles podem levar as ideias para além das escolas e implantar a iniciativa, com o apoio dos distintos núcleos de Tecnologia da Informação de Uberaba”, aponta a gestora de projetos da Sedec, Anne Roy Nóbrega.

Serão realizadas ainda palestras no anfiteatro do parque, oficinas maker onde terá uma atividade lúdica para que os alunos aprendam na prática como funcionam circuitos elétricos. Também serão realizadas oficinas de realidade aumentada e terá um stand que abordará aero modelismo.

O Programa Jovens Empreendedores tem início com a formação de 30 professoras junto ao Sebrae. Esses professores se tornam multiplicadores durante o ano, com os alunos que optam pela modalidade empreendedorismo no tempo integral. Dentro do currículo dos alunos que seguem esse curso existem oficinas e visitas dentre outras propostas e durante as atividades eles montam empresas simuladas, que no final são apresentadas com a venda de produtos ou serviços.


Para a secretária de Educação de Uberaba, Silvana Elias, as experiências fora da escola trazem inúmeros benefícios aos alunos e, quando se trata de inovação tecnológica, a porta de acesso ao ensino é abrangente. Neste caso, por exemplo, eles aprenderão como a física, a matemática e a sustentabilidade estão inseridas na tecnologia. “Precisamos educar para que as crianças aprendam a serem livres para criar e inovar, para que o conhecimento chegue aonde eles estão”, finaliza.


Evento Worktech tem parceria com a turma de aero modelismo e a Liga Empreendedora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, a Educartech que trabalha com oficinas maker, para fazer as pessoas construírem coisas tecnológicas, e as empresas Good Soy, Pão Mania, Porto Real e Mercotech.


Jorn. Natália Melo e Monica Cussi
Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar