WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

28/09/2016 - Alunos da rede municipal são destaques no Jeura

Desde o dia 12 de setembro, acontece em Uberaba a 14ª edição dos Jogos Escolares de Uberaba (Jeura), promovido pela Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel), que tem participação de 64 instituições de ensino, 283 equipes nas modalidades de futsal, basquete, handebol, voleibol e individuais, como natação, atletismo, ginástica artística, xadrez, tênis de mesa, vôlei de praia, peteca e badminton, somando-se 4,7 mil atletas. O Jeura é um evento esportivo que já faz parte do Calendário Esportivo Municipal, no entanto, essa competição auxilia no feedback do trabalho que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) propõe para o Esporte Educacional, como afirma a diretora de Assuntos Esportivos Educacionais, Fernanda Roqueti.


Neste ano estão participando 22 (vinte e duas) Unidades Escolares sendo 17 urbanas e 5 rurais, do total de 31 Escolas Municipais que oferecem o ensino fundamental. “Todas essas Unidades Escolares participantes do Jeura desenvolvem o Programa Jornada Ampliada – Atividades Esportivas, que é uma ferramenta pedagógica da Semed e que valoriza a prática esportiva no contra/extraturno escolar”, comenta.


São oferecidas diversas modalidades esportivas: vôlei, handebol, basquetebol, futsal, futebol de campo, natação, atletismo, badminton, ginástica artística, ginástica rítmica e ginástica acrobática, judô, kung fu, xadrez, karatê que acontecem tanto dentro das escolas e, também, nos sete Núcleos Esportivos/Paradesportivos vinculados à DAEE: Cemea Boa Vista, Cemea Abadia, Nacional, Casa do Menino, Supam, Praça CÉU e Adefu.


A Jornada Ampliada – Atividades Esportivas é uma extensão da Educação Física Escolar e assume, junto com a mesma, a tarefa de introduzir e integrar o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para usufruir do jogo, do esporte, das atividades rítmicas e dança, das ginásticas e práticas de aptidão física, em benefício da qualidade da vida, como explica Fernanda.


“Assim, ao aprender os fundamentos técnicos e táticos de um esporte, coletivo ou individual, ele aprende a organizar-se socialmente para praticá-lo ao compreender as regras e aprende a respeitar o adversário como um companheiro e não um inimigo, pois sem ele não há competição esportiva. Desta forma, os jogos vivenciados pelos nossos alunos tornam-se, também, um instrumento de avaliação do trabalho dos Professores da Semed”, finaliza.


Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar