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Educação e Cultura

25/09/2016 - Professora trabalha Direitos Humanos em escola municipal e apresenta o tema em Jornada Integrada da UFTM

Projeto realizado na Escola Municipal Celina Soares de Paiva, pela professora Priscila Rodrigues Rogério Amorim, será apresentado durante a segunda edição da Jornada Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (II JIEPE), promovido Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), nos dias 6 e 7 de outubro de 2016. O eixo temático escolhido foi Refletindo sobre os direitos humanos a partir da leitura, compreensão e interpretação da literatura infanto-juvenil e acontece por meio do Programa Institucional de Bolsas à Docência. 


A motivação aconteceu a partir da realidade dos alunos da escola, que são do campo, vivem de forma simples e almejam, muitas vezes, uma realidade diferente da que tem. Portanto, o trabalho teve por finalidade promover aos alunos do sexto ao nono ano a compreensão dos direitos humanos através do estudo da Declaração Universal dos Direitos Humanos e da leitura e reflexão de livros que tratam da realidade de outras culturas; conduzir os alunos ao estabelecimento de uma relação da sua realidade com a realidade contada nos livros.


Ela explica que o trabalho com a literatura foi livre e independente, sendo a relação dos Direitos Humanos, com este, a proposta principal. Priscila também comenta que, para a realização das atividades, os alunos foram distribuídos em grupos, possibilitando aos mesmos construir o conhecimento com a condução dos bolsistas. “Os principais temas apresentados nos livros foram: a ausência do direito das mulheres, das crianças, da condição sanitária, da segurança e a prática da homofobia”, diz.


O projeto terá atividades até o fim de novembro, tais como: aula de microscopia, na UFTM, com enfoque nas doenças causadas por verminoses; visita ao Museu da Vida consolidando o trabalho sobre sanitarismo e a interação de alunos e bolsistas ID de escolas diferentes, compartilhando experiências, consolidaram a proposta desse estudo.


“A partir da interdisciplinaridade e das distintas metodologias obtêm-se, por parte dos alunos, a compreensão efetiva dos direitos humanos e de sua importância, em vários aspectos, para o estabelecimento de condições dignas de vida de um indivíduo”, ressalta.


II JIEPE - É uma realização conjunta das Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação, de Extensão Universitária e de Ensino para promover a II Jornada de Ensino e o IV Encontro Institucional do Programa de Monitoria, a XXIV Jornada de Iniciação Científica e a XI Jornada de Extensão Universitária.


A Jornada Integrada tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de pesquisas científicas e tecnológicas, atividades de extensão e programas do ensino com vista a estimular o processo educativo por meio da integração ensino, pesquisa e extensão.

Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU

 
 
 

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