WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

17/09/2016 - Artigo sobre Educação Ambiental e a participação do Ministério Público nas PPP´s será apresentado em Congresso

No próximo dia 22, o professor e coordenador de Educação Ambiental, do Departamento de Arte, Cultura e Projetos Especiais, da Secretaria Municipal de Educação de Uberaba (Semed), Dr. Luis Gustavo Ferreira Oliveira e o promotor de Justiça, coordenador Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente das Bacias dos Rios Paranaíba e Baixo Rio Grande, Carlos Alberto Valera apresentarão artigo no 13º Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, com o tema “Educação Ambiental nas escolas municipais de Uberaba: Parcerias Público-Privadas e a participação do Ministério Público do Estado”.


Luis explica que a apresentação será feita pelo promotor Carlos Valera e o artigo trata da Educação Ambiental, que é uma das ferramentas mais eficazes para a preservação da natureza, apesar de ser um processo que gera resultados a médio e longo prazo. “É dever da escola discutir essa temática, bem como inseri-la de forma interdisciplinar em sua estrutura curricular. O desafio apresenta-se ao nos depararmos com professores despreparados tecnicamente para esta inserção e para as atividades críticas de Educação Ambiental na escola”, comenta.


O trabalho mostra que o município de Uberaba desenvolve parcerias com empresas privadas e com o Ministério Público de Minas Gerais, através do Núcleo Interinstitucional de Estudos Ambientais (NIEA), podendo assim qualificar seu corpo docente, bem como efetivar ações de Educação Ambiental a partir de um grupo de liderança denominado Agentes Ambientais Mirins, formado por alunos de 6° a 9° ano do ensino fundamental das escolas municipais. Várias atividades educativas foram viabilizadas devido a essas parcerias, comprovando a eficiência e importância de demonstrar de forma concreta o compromisso com a responsabilidade socioambiental, tanto de empresas privadas quanto do Estado.


Congresso – Surgiu de uma necessidade dos profissionais das áreas do direito ambiental, engenheira ambiental, técnico de meio ambiente entre outras, discutir a respeito de todos os assuntos que envolvem o meio ambiente e a vida das pessoas. Originalmente, foi realizado em 2005 contando com mais de 600 pessoas, como um evento para a área do Direito Ambiental.


Ano após ano, o evento tornou-se o mais importante do Sul de Minas e Região, contando com autoridades e palestrantes de renome internacional como Dr. Werner Grau Neto, Richard Rasmussen, Fernando Gabeira, Marina Silva e tantos outros nomes que contribuíram para o sucesso do evento e ficaram na história. Com a parceria firmada desde 2009 com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Câmpus Muzambinho, a Comissão Técnica formada com docentes conceituados fez com que o conteúdo das palestras ficasse cada vez mais interessante para o diversificado público que prestigia o evento. Essa parceria estende-se também aos trabalhos científicos, sendo esta comissão responsável pela avaliação dos trabalhos para publicação e exposição em pôsteres, assim como a escolha dos dez melhores trabalhos para apresentação oral e também a premiação dos melhores trabalhos na forma de pôsteres e orais.


Em sua 13° Edição, o Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas acontecerá em nova data: de 21 a 23 de setembro de 2016, marcando o início da Primavera e comemorando o Dia da Árvore. Com o tema ‘’Inovações e Soluções Tecnológicas Sustentáveis’’ o Congresso contará com palestras e mesas de debates de altíssimo nível e com palestrantes de renome, além de minicursos e atividades paralelas.

Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar