WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

16/09/2016 - Professora da rede municipal é aprovada em doutorado na Universidade de Lisboa

A professora Cinayana Silva Correia, da Casa do Educador, acaba de ser selecionada para um curso de Doutorado em Portugal. Estudiosa da área de arte educação, por ser professora desta disciplina no ensino superior, ela elaborou a proposta de um módulo de curso para as professoras da Educação Infantil da rede municipal, ofertado pela Casa do Educador.


A professora conta que o curso teve a proposta de iniciar uma conversa e um estudo sobre a arte e a criatividade no processo de desenvolvimento humano, contribuindo para o desenvolvimento integral da criança - aspectos físico, psicológico, intelectual e social. E, também, refletir sobre a presença da arte na Educação Infantil a partir da experiência de propostas de atividades com o uso da expressão artística. “O retorno das professoras foi bastante positivo. Sempre gostei de estudar, e os estudos na área da arte me deixou bastante inquieta, foi quando pensei em aprofundar meus estudos nessa área para o doutorado”, considera.


A partir desta proposta, ela começou a pesquisar sobre as ofertas de cursos de doutorado para a pesquisa na área. “No dia da abertura do XX Congresso de Educadores da Rede Municipal de Ensino de Uberaba, tive a oportunidade de conversar, mesmo que rapidamente, com o professor Dr. Antônio Nóvoa sobre o meu interesse em cursar o doutorado em Portugal. O professor prontamente me ouviu e conversamos sobre o assunto. Pediu um papel e uma caneta e anotou o site da Universidade de Lisboa para que eu pudesse acessar e procurar saber melhor dos cursos e processos de seleção”, conta empolgada. Posteriormente participou do processo para um doutorado na área da educação em arte do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e foi aprovada. Cinayana segue para Lisboa na próxima semana.


Trajetória - Formada em Pedagogia em 2005, entrou para a rede municipal logo depois. Em 2009 cursou Pós-Graduação "Lato Sensu" Especialização em Docência na Educação Superior pela UFTM. Já em 2010 foi aprovada no concurso público para professor da Educação Básica do município de Uberaba, lotada no Cemei Ângela Beatriz Bonádio. Em 2013 , após o período probatório, conseguiu licença pelo programa do PFPM para cursar o Mestrado Acadêmico em Educação pela Uniube, pesquisou sobre o PROLER. Assim que retornou da licença, foi convidada pela professora Sonaly para fazer parte da equipe da Casa do Educador.


Programa Doutoral em Educação Artística (pdEA) - é um doutoramento conjunto entre a Universidade do Porto e a Universidade de Lisboa, através das suas Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Este curso inscreve-se no campo epistemológico e ontológico da educação artística, abrindo espaços de questionamento sobre as narrativas naturalizadas em torno das artes e dos seus relacionamentos com a educação. O pdEA possibilita um trabalho de investigação avançada no campo das artes visuais, artes performativas, trabalho educativo em instituições artísticas e culturais, ensino artístico. 


Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar