WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

15/09/2016 - “Os números e as eleições” é tema de minicurso de matemática

Professora de matemática solicitou urna eletrônica para promover a prática no curso


Depois dos bons resultados na Olimpíada Brasileira de Matemática, em que diversos alunos de Uberaba foram premiados com medalhas e, inclusive, uma aluna de escola da rede municipal recebeu medalha de ouro, professores investem na matemática como mais um instrumento interdisciplinar de aprendizado. A professora Rute Gonzaga de Araújo, da Escola Municipal Professora Maria Lourencina Palmério garante que é possível compreender de forma simples que matemática não é um bicho de sete cabeças. Amanhã (15), acontecerá na escola, a partir das 8h, uma oficina sobre os Números e as Eleições.


Alunos de 8º e 9º anos aprenderão como a matemática se aplica na hora do voto. A urna eletrônica com recurso de biometria foi emprestada e autorizada pela chefe do Cartório Eleitoral de Uberaba (326ª Zona Eleitoral), Thelma Luzia da Fonseca Prado. De acordo com Rute o objetivo é extrapolar a disciplina de matemática com outros significados. Não conseguiríamos em hipótese alguma conseguir fazer eleições sem números. Os alunos vão reconhecer que cada candidato a vereador tem um número com 5 algarismos, que estão atrelados à dezena que corresponde ao número do candidato a prefeito de um determinado partido. “Vamos falar da dezena e da dezena de milhar e entender o domínio que a matemática tem e como ela é aplicada no entorno da vida”, conta a professora.


O minicurso é para promover a matemática, que está no taxímetro, nos preços em todos os lugares, no peso e na medida, como cita Rute. “Por outro lado, trabalho também a questão da cidadania, o quanto é importante para nós. A eleição sem a matemática não existiria”, completa.


Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar