WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

15/09/2016 - Implantado oficialmente o Fórum Permanente Municipal de Educação de Uberaba

Depois da Audiência Pública que marcou a formatação do Fórum Permanente Municipal de Educação de Uberaba (FPMEU), a posse dos representantes de diversos setores aconteceu nesta quarta (14) instituindo, oficialmente, o FPMEU na cidade. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e do Conselho Municipal de Educação (CME), com mobilização que assegura, a partir de agora, a implementação das estratégias e o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), como espaço inédito de interlocução entre a sociedade civil e o governo, composto por entidades representantes da sociedade civil e do poder público.


Os alunos do grupo de teatro Pés em Cena, da Escola Municipal Santa Maria, apresentaram o poema de Carlos Drummond de Andrade “O medo”. O grupo foi premiado pelo Juri Popular no Festival Sesi Mínima Cena, que aconteceu no início de setembro.


A secretária municipal de Educação, Silvana Elias, acredita que a implementação do FPMEU complementa os 10 anos do Plano Decenal de Municipal de Educação, com ações concretas de educação, de forma que toda a sociedade possa vislumbrar horizontes cada vez mais adequados às necessidades da população. “É mais um sonho realizado. Com certeza estaremos juntos, onde estivermos os nossos corações palpitam em uma só direção”.


A presidente do Conselho Municipal de Educação, Nilza Consuelo reitera a responsabilidade dos integrantes do Fórum, de monitorar e avaliar o Plano Decenal. “É uma oportunidade ímpar de fazer com que se institua uma qualidade social da educação em Uberaba, em todos os níveis, etapas e modalidade da educação. É necessário estabelecer uma parceria de modo que a educação superior e a educação básica se deem as mãos e discutam quais as demandas, fazendo com que, cada vez mais, nossos alunos aprendam mais e que o conhecimento seja um direito de todos”, finaliza.


O professor Dr. Antônio Bosco Lima, convidado especial, apresentou uma palestra sobre a “Importância do Fórum Permanente Municipal de Educação de Uberaba na concretização das políticas públicas educacionais”. Ele fez considerações históricas sobre a legislação e lançou reflexões sobre o papel e a dimensão social da escola e da atuação do professor. Para ele, o Fórum tem muito a contribuir com uma perspectiva de educação autônoma e emancipatória. “Pensar a educação pública é pensar a educação para um determinado público. O conhecimento se dá a partir da realidade”.


No momento, os representantes dos diversos segmentos assinaram o Termo de Posse e, a partir de agora, começarão os trabalhos para a elaboração do Regimento Interno.


Jorn. Monica Cussi
Comunicacação Semed/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar