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Educação e Cultura

14/09/2016 - Equipe de Educação Inclusiva da Semed apresenta projetos que envolvem esporte e tecnologia

O Departamento de Educação Inclusiva, da Secretaria Municipal de Educação (Semed) apresentou na tarde de hoje (13) dois projetos que integram os trabalhos direcionados aos alunos da rede municipal, portadores de necessidades especiais. Os projetos “Esporte Educacional Especializado: Uma possibilidade a mais” e “Inclusão em Rede” são parte das diretrizes e perspectivas elaboradas para 2016, com o compromisso e responsabilidade de elaborar, operacionalizar, acompanhar e consolidar as políticas públicas da educação especial. “Com o trabalho desenvolvido e a experiência das práticas executadas ao longo dos anos anteriores, percebemos a necessidade da oferta de atendimentos especializados voltados para os serviços educacionais, pedagógicos, culturais e sociais”, comenta Denise Scussel, chefe do departamento.


A coordenadora do projeto “Esporte Educacional Especializado: uma possibilidade a mais”, Anelise Cunha Oliveira apresentou as vertentes do projeto, ao lado da Ana Eloísa Garcia, chefe da seção de Paradesporto da Diretoria de Assuntos Esportivos Educacionais (DAEE). A parceria para a realização do projeto visa oportunizar ao aluno com deficiência, que frequenta o Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede municipal de ensino, a prática educacional esportiva, de forma organizada, com estrutura física adequada e acompanhamento de profissionais qualificados. “O objetivo é desenvolver hábitos e atitudes que favoreçam a disciplina, dedicação, persistência, respeito, autonomia e independência por meio das práticas esportivas educacionais, bem como oportunizar a prática esportiva educacional como lazer, reabilitação, desenvolvendo as habilidades motoras e funcionais para melhorar a realização das atividades de vida diária”, completa.


Inicialmente, o projeto será realizado com alunos das escolas municipais Boa Vista, Professora Geni Chaves e Pequeno Príncipe, e ainda do Cemei Luciano Portelinha Mota, para participação no projeto. Essas unidades são consideradas piloto e há a intenção de expansão gradativa para as demais unidades. As atividades serão desenvolvidas nos dois Cemeas Abadia (Cemea Cairo Teodoro Baptista) e Boa Vista (Cemea Eurídece Ferreira Melo), por meio de atendimentos com os profissionais da educação física, e esses deverão ser acompanhados pelo DAEE.


Já o projeto “Inclusão Digital”, coordenado pela educadora Luciana Oliveira, em parceria com o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), representado pela professora Rutiléia Maria de Lima Portes. A meta é adaptar instrumentos e flexibilizar as metodologias no uso das TICs e Tecnologia Assistiva. Ou seja, os programas especiais de computador que possibilitam ou facilitam a interação do aluno com deficiência com as tecnologias.


Luciana explicou que o desenvolvimento do projeto tem como propósito proporcionar à pessoa com Necessidade Educacional Especial (NEE) maior independência, qualidade de vida e inclusão social, por meio da ampliação da comunicação, mobilidade, controle do seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, competição, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade; perceber que Tecnologias Assistivas facilitam a vida de uma pessoa com deficiência; que pode variar de um simples objeto a um complexo sistema computadorizado.


“O projeto será desenvolvido com o uso das Tecnologias Assistivas para suprir as carências de informações e sustentação pedagógica (permanente ou temporária) que frequentemente fazem refletir no desempenho acadêmico”, completa.


E para finalizar, a professora explicou que uma equipe coordenada pela Rutiléia, está fazendo um mapeamento de aplicativos e programas que possam ser utilizados pelos alunos com deficiência. Logo depois, serão feitos treinamentos, todas as segundas, no Instituto dos Cegos do Brasil Central (ICBC), também parceiro dos projetos. “O curso é direcionado aos professores que terão condições de trabalhar as TICs com os alunos”.


Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU

 
 
 

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