WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

11/09/2016 - Casa do Educador e UFTM celebram parceria com início de curso de Formação Pedagógica em EAD

Inicia-se neste sábado (10), mais um curso que concretiza a parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Casa do Educador e as Instituições de Ensino Superior, neste caso a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). O curso de Formação Pedagógica em EAD será promovido por meio do Centro de Educação à Distância da UFTM, instalado recentemente.


Sonaly Machado, chefe do Departamento de Formação Continuada da Semed, afirma que o curso é de 120 horas à distância, com disciplinas variadas sobre Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), Docência, Uso das TIC´s, entre outros.


O certificado será emitido pela UFTM para duas turmas divididas entre profissionais da Semed e outra para profissionais da UFTM. As atividades se encerram no dia 29 de novembro. “O objetivo é formar profissionais para atuarem como docentes ou tutores em cursos de Educação a Distância que, possivelmente, serão ofertados em 2017”, considera.


Ainda para este semestre, ela garante que foram firmadas mais duas parcerias com a UFTM: Curso de Prevenção de Drogas entre Crianças e Adolescentes e Curso de Recursos Educacionais Abertos (REA), financiado pela Fapemig e direcionado aos professores de Língua Portuguesa.


Sonaly ainda explica que, para o próximo ano, haverá grande formação com assuntos diferenciados na Casa do Educador, como prestação de contas, Lei do Orçamento, gestão e não somente os relacionados à sala de aula.


De acordo com Sonaly, a Casa também já possui a Plataforma Moodle e esta formação agregará conhecimento aos professores formadores e possibilitará a atuação dessa importante ferramenta: a EAD, que tem ocupado bastante espaço em áreas como educação corporativa, gestão educacional, entre outros. “Estamos atentos a essa possibilidade, sendo que o grande ganho da Educação a Distância é a otimização de tempo e espaço”, completa.


Casa do Educador - Em seu segundo ano de funcionamento, a Casa do Educador está localizada à Rua Manoel Brandão, nº 110, ao lado do Sindicato Rural, no Bairro Mercês, há aproximadamente 900 metros do Terminal Oeste. A Casa atua em parceria com a UAB - Universidade Aberta do Brasil, que oferece diversos cursos de pós-graduação direcionados, principalmente, aos professores.


A Casa do Educador atende milhares de pessoas mensalmente e reuniu no XX Congresso Regional de Educadores de Uberaba e do Triângulo Mineiro, cerca de 8 mil pessoas. Mais do que um local que oferece oportunidades de encontros e de troca de saberes, a Casa do Educador, busca o fortalecimento da identidade profissional do educador, compreendendo diferentes áreas do conhecimento.


Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar