WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

07/09/2016 - Prefeito assina ordem de serviço e convênio voltados para a educação em Uberaba

O prefeito Paulo Piau assinou, na tarde de ontem, três documentos de relevância para a educação em Uberaba: Ordem de Serviço para obras do Cemei do Bairro Antônia Cândida, Contrato de construção de Cemei no Bairro Recreio dos Bandeirantes e Termo de Convênio com o Sesc Minas. Estiveram presentes presidentes de bairros, diretores de escolas e representantes da comunidade.


O secretário adjunto de Educação, Eduardo Callegari, representando a secretária Silvana Elias afirma que é mais uma conquista para os uberabenses, pois coloca a educação como ferramenta de transformação da sociedade.


A presidente da Creche Comunitária Nossa Senhora do Rosário, que fica nas imediações do Residencial Antônia Cândida, Maria Catarina Souto afirma que a construção de mais um Cemei só traz desenvolvimento para a cidade, além de promover a qualidade do atendimento e valorização dos profissionais. Ela aproveitou para agradecer à Secretaria de Educação e Prefeitura pelo repasse de 100% dos recursos do Fundeb para as creches conveniadas.


O presidente da associação do Bairro Antônia Cândida, Vanderlei José da Silva, garante que está muito orgulhoso, aos 74 anos, poder participar de uma reunião pública para promover melhorias para a comunidade da região.


Piau lembrou que a construção de cemeis e escolas contribui para o desenvolvimento da cidade. “Se a criança pode ficar na escola, os pais podem trabalhar e aumentar a renda familiar. Na escola, recebendo educação, estaremos prevenindo problemas futuros como a violência, por exemplo,”, comenta.


Cemeis - Os cemeis que serão construídos são do modelo ProInfância I: tem capacidade de atendimento de até 396 crianças, em dois turnos (matutino e vespertino), e 188 crianças em período integral. As escolas de educação infantil são destinadas a crianças na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses, distribuídos da seguinte forma: Creche - para crianças de 0 até 4 anos de idade, sendo Creche I – 0 até 11 meses, Creche II – 1 ano até 1 ano e 11 meses, Creche III – 2 anos até 3 anos e 11 meses, Pré-escola – para crianças de 4 até 5 anos e 11 meses.


O projeto arquitetônico conta com: Lactário; Área de higienização pessoal; Área de preparo de alimentos e lavagem de utensílios; Bancada de entrega de alimentos prontos; Salas de atividades; Fraldários/depósitos; Amamentação; Solário; Pátio Coberto e Playground.


O Cemei do Bairro Antônia Cândida tem orçamento total de pouco mais de R$ 2,3 milhões com recursos vinculados do FNDE e contrapartida da Prefeitura. Estará localizado na Rua Tenente Raimundo Nonato.


Já o Cemei do Recreio dos Bandeirantes estará localizado à Rua Abílio Monteiro, com orçamento de aproximadamente R$ 1,7 milhão.


Parceria Sesc Minas – O Termo de Convênio com o Sesc Minas foi assinado pela Rejane Maria Bahia de Faria, gerente regional. Ela conta que atende atualmente as escolas municipais Monteiro Lobato e Professora Norma Sueli. “Desde o ano passado iniciamos a parceria com Secretaria de Educação e desenvolvemos a proposta do Projeto Habilidade de Estudo, em que trabalhamos muito o aprender brincando”, diz. Ela explica que o Sesc Minas recebe os alunos destas escolas com atividades como escola de esporte, oficina de inglês, aula de teatro, de música, além de uniforme, lanche e todas os recursos necessários para o bom aproveitamento do contraturno da escola regular. Ela considera que este diálogo aberto com as instituições de ensino promove a formação e educação de crianças e adolescentes. O projeto atende alunos de 6 a 12 anos.  


Monica Cussi
Comunicação Semed

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar