WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

06/09/2016 - Desfile da Independência mobiliza sete mil pessoas em Uberaba

Na manhã desta segunda-feira (05), equipes que trabalharão no Desfile de 7 de setembro, receberam os últimos detalhes da programação, realizada pela Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio das secretarias de Educação (Semed) e de Governo, além da Força de Segurança Pública. A responsável pela organização, Edilene Leal, afirma que a cerimônia de abertura deverá começar pontualmente as 8h e terá até, no máximo, duas horas de desfile. O local escolhido será novamente a avenida Doutor Fidélis Reis, pelo terceiro ano consecutivo. O trajeto se inicia na esquina da Rua Quintiliano Jardim e termina na rotatória com a avenida Doutor Odilon Fernandes. A concentração será na Rua Arthur Machado, ruas adjacentes e Praça dos Correios.


Com o tema “Uberaba: terra de preciosidades!”, Edilene explica que a finalidade é de promover o espírito cívico e a cidadania, por meio da participação da sociedade civil, secretarias municipais, autarquias, fundações e escolas públicas. Além disso, pretende-se que seja um momento muito pacífico, onde as pessoas poderão refletir sobre a força da sociedade uberabense, e do poder de instituir políticas públicas desenvolvidas pelos segmentos responsáveis e em parceria com a sociedade civil, com vistas à melhoria da qualidade de vida.


As secretarias de Planejamento, de Defesa Social Trânsito e Transporte e Educação (Transporte e Engenharia) deverão formar uma equipe tática para definir e sinalizar as ruas a serem interditadas, o estacionamento dos veículos do pelotão motorizado, a identificação dos locais de permanência dos veículos e a organização dos grupos nos pelotões. Os veículos que participarão do desfile deverão permanecer na Avenida Guilherme Ferreira, na ordem determinada pelo Roteiro do Desfile, pois farão parte do último pelotão.


A população terá água disponível pelos Aquamóveis, disponibilizados pelo Codau, que serão posicionados em lugares estratégicos, atendendo também a quem vai trabalhar e desfilar: Praça Henrique Krüger; em frente ao Palanque; entre as Ruas Presidente Vargas e Padre Zeferino e na Praça da Concha Acústica.


Durante o evento serão disponibilizados 18 banheiros químicos, incluindo banheiros para Pessoas com Necessidades Especiais/PNE. Os mesmos serão distribuídos nos seguintes locais: Praça Henrique Krüger, Praça da Conha Acústica, Rua Arthur Machado e Avenida Dr. Fidélis Reis.

Segue programação dos pelotões do para o Desfile:


Pelotão 1 - Banda do 4º Batalhão da Polícia Militar; 4º Batalhão da Polícia Militar; Colégio Tiradentes da PMMG; Corpo de Bombeiros; Guarda Municipal; Força Expedicionária Brasileira (ex-combatentes); Tiro de Guerra.


Pelotão 2 - Agentes Socioeducativos; Banda Musical “Jaime Moisés” - Lions Clube; Rotary Clube; Lojas Maçônicas; Grupo Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia; Ministério da Mulher; Banda Guarda Mirim e Grupo de Voluntários COMBEM; Escoteiros; Integrantes da Associação de Gestores Escolares Municipais/AGEMU


Pelotão 3 – Escolas Municipais de Uberaba (Ala 1 – Uberaba, Terra de Preciosidades/Riquezas Culturais de Uberaba; Ala 2 - Escritores e Artistas Uberabenses; Ala 3 – Protagonismo Juvenil Homenageando Grandes Educadores; Ala 4 – Participação de Uberaba nas Olimpíadas e Paralimpíadas 2016)


Pelotão 4 – Superintendência Regional de Ensino – Escolas Estaduais de Uberaba
Pelotão 5 – Órgãos municipais: Secretaria Municipal de Saúde – 100 Agentes de Combate de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde/PSF; Secretaria Municipal de Meio Ambiente/Seman e Comam; Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Urbana/Seplan; Feti/Probem; Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo/Sedec; Cohagra; Secretaria de Obras/Seob e Secretaria de Serviços Urbanos/Sesurb; Fundação Municipal de Esporte e Lazer/Funel; Secretaria de Desenvolvimento Social/Seds e Fundação Cultural de Uberaba/FCU


Pelotão 6 - Circuito das Cavalgadas; Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio/Sagri; Secretaria Municipal de Educação (Transporte Escolar); Codau; Secretaria de Saúde; Procon Uberaba; Força de Segurança (Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Militar, Guarda Municipal, Patrulha Escolar, Corpo de Bombeiros.


Ao final do desfile acontecerá a apoteose da Comissão Organizadora, com todos os voluntários desfilando pela avenida.


Serão fechadas as seguintes ruas:


1 – Av. Fidélis Reis esquina com Leopoldino de Oliveira
2 – Rua Alaor Prata esquina com João Pinheiro
3 - Rua João Caetano esquina com João Pinheiro
4 – Rua Padre Zeferino esquina com João Pinheiro
5 – Praça Markito (rotatória João Pinheiro) -
6 – Rua Arthur Machado – Praça Concha Acústica
7 – Rua Padre Zeferino em dois pontos, sendo: esquina com Rua Bernardo Guimarães
8 – Rua Antônio S. Costa esquina com Segismundo Mendes
9 – Avenida Presidente Vargas esquina com Segismundo Mendes
10 – Rua Lauro Borges esquina com Segismundo Mendes
11 – Rua Alaor Prata esquina com Segismundo Mendes


Jorn. Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar