WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

02/09/2016 - Uberaba consolida Fórum Permanente Municipal de Educação

Terça (31), aconteceu a consolidação do Fórum Permanente Municipal de Educação de Uberaba (FPMEU), na Escola Municipal Frei Eugênio, com a presença de mais de 300 representantes de diversos setores da cidade que podem decidir os rumos da educação. A audiência pública teve a finalidade de assegurar a implementação das estratégias e o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE).


Uma equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e do Conselho Municipal de Educação (CME) vem trabalhando desde o início do ano na formatação do FPMEU, até chegar este momento de escolha dos membros, que serão interlocutores compostos por representantes da sociedade civil e do poder público.


A secretária municipal de Educação, Silvana Elias, abriu a audiência certa de que aquela noite mudaria os rumos da educação de Uberaba, porque a construção de um Fórum Permanente garante a contribuição para os avanços da Educação. “Ninguém vai matar a nossa esperança em uma educação transformadora de qualidade”, diz.


Nilza Consuelo, presidente do Conselho Municipal de Educação de Uberaba (CME), fez uma breve explicação sobre o FPMEU e levou uma reflexão sobre a participação social e popular, já que é uma premissa para que o Fórum continue fazendo com que o município alcance os objetivos lançados no Plano Decenal Municipal de Educação (PMDE). “A prática da Gestão Participativa pressupõe sujeitos de vivências e origens diferentes, com direitos à manifestação de seus saberes diferenciados”, comenta.


Foi aberta eleição democrática para titulares e suplentes dos seguintes segmentos: Executivo Municipal; Câmara Municipal; Escolas Municipais; Escolas Estaduais; Escolas Privadas; Instituições Educacionais do Terceiro Setor; Educação Superior Pública; Educação Superior Privada; Educação Profissional e Técnica; Educação Especial Pública; Educação Especial Filantrópica; Conselho Municipal de Educação; Conselho Municipal do Fundeb; Conselho Municipal de Alimentação Escolar; Sindi-Ute; Simpro; Sindemu; Fundação Municipal de Esporte e Lazer; Ministério Público; Conselho Tutelar; Secretaria Municipal de Educação; Superintendência Regional de Ensino; Cultura, Educação e Diversidade (Fundação Cultural de Uberaba); Coordenadoria Municipal de Políticas Para Mulheres; Alunos da Educação Básica, Alunos do Ensino Superior; Alunos do Curso de Ensino Médio (Magistério); Pais de Alunos; Associação de Bairros; Órgãos Públicos de Saúde; Secretaria de Meio Ambiente e Imprensa. Vale lembrar que alguns segmentos não tiveram representação.


Cássia Custódio, conselheira, explicou sobre a formação do Fórum e ressaltou que é necessário chamar a sociedade para a responsabilidade de cumprir as 18 metas e 227 estratégias contidas no PDME. “Vamos, com a instalação do Fórum, promover discussões e debates sobre os rumos de uma cidade que respira educação”, finaliza.


A diretora Telma Franco Melo, da Escola Municipal Reis Júnior, sente-se orgulhosa do aluno Matheus Expedito ter sido escolhido, entre os alunos dos Grêmios presentes, como o titular que representará os alunos da educação básica. “Para nós é gratificante saber que ele foi eleito como representante dos alunos, pois o Fórum é uma contribuição necessária para a sociedade e, dar espaço aos jovens, é dar voz ao novo”, considera.


A posse dos eleitos acontecerá ainda em setembro e, logo depois, o Fórum começará a funcionar efetivamente com a elaboração do Regimento Interno, a fim de garantir a execução de políticas educacionais que incluam a democratização da gestão e a qualidade social da educação.

Jorn. Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar