WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

31/08/2016 - Alunos gremistas dão show de protagonismo em encontro na tarde de hoje

Ex-aluno gremista da Escola Municipal Madre Maria Georgina, Rangel Santos pediu a palavra durante o Encontro dos Grêmios Estudantis das escolas municipais na tarde de hoje, e falou sobre o livro: “A Arte de Argumentar”. Após ser aplaudido pelos mais de 300 adolescentes que lotaram o auditório do Sesc (anexo à Escola Municipal Uberaba), ele contou que a passagem pelo Grêmio deixou um legado. “Como aluno, como pessoa e como cidadão, por ter sido gremista me deu uma noção de como é trabalhar coletivamente. Por isso tenho apoiado os meus amigos que ficaram na escola municipal e futuramente irão para a escola estadual. Quero implantar lá o que aprendi”, diz.


Esta foi uma das discussões do encontro mediado pelo estudante de jornalismo, gremista e professor na Feti, Raphael Geraci, com as convidadas Ana Cláudia Soares (Kaká), professora de história, a blogueira e estudante de jornalismo Júlia Campos e Jacyara Felizardo da Silva, estudante e gremista de uma escola estadual.


Silvana Elias chegou no momento em que os alunos falavam sobre credibilidade e contou um pouco da sua trajetória iniciada também em lugar de destaque no protagonismo juvenil. Comentou que os alunos que participam dos Grupos de Liderança são os personagens de um futuro promissor e que tem esperança em dias melhores.


O presidente do Grêmio Promotores do Bem, da Escola Municipal Uberaba, Pedro Augusto Costa Carvalho, admitiu que aprendeu muito com o encontro, pois às vezes os alunos têm receio de receber um não, e por isso não expõem a sua ideia. Já Rafaela Fernandes, achou interessante a ideia de outras escolas para os Grêmios e contou que vai tentar implantar na sua escola. “Depois que eu entrei para o grêmio mudou muito meu jeito de pensar sobre política”, enfatiza Rafaela.


Raphael Geraci considera que percebeu o incentivo da Semed em formar cidadãos políticos e críticos, como pessoas que conseguirão debater a política de forma consistente. “Eles são privilegiados, são o poder, não são apenas personagens de um grande jogo, eles têm representatividade e eles são levados a sério. É isso que não se via há muito tempo”, comenta.


O evento foi promovido pelo Departamento de Arte, Cultura e Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Educação e teve como objetivo despertar o interesse por questões que determinem o papel do jovem na sociedade, incentivando e fortalecendo o protagonismo juvenil. Os alunos foram acompanhados pelos grandes incentivadores, que são os professores-orientadores.


Durante a conversa, houve também exposição de Arte Urbana e Caricatura, do artista Puf, que fez um quadro com os dizeres “O lápis é mais forte que a espada” e levou uma reflexão aos jovens presentes sobre o modo de pensar a vida e as oportunidades que estão sendo dadas a eles neste momento.

Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar