WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

26/10/2016 - Alfabetização na Idade Certa: professores recebem capacitação

Nesta segunda-feira (24) aconteceu a aula inaugural do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic)/2016, coordenado em Uberaba pela professora Kátia Cilene da Costa que, na oportunidade, explicou o funcionamento do programa em 2016. A retomada do trabalho terá atividades a distância e a consolidação da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). Outra novidade é de que as horas de dedicação comprovadas ao Pnaic valerão como 100 horas de formação em serviço para os professores da rede municipal. Cerca de 200 professores estiveram presentes.


Participam do PNAIC professoras regentes inscritas, de escolas municipais, que atuam em sala de aula nas turmas de 1º ao 3º ano, número que deve alcançar 300 pessoas para o processo.


Parte do estudo será direcionado à linguagem e alfabetização matemática, com acompanhamento feito pelo coordenador pedagógico da unidade escolar. Ela também explica que as professoras terão como tarefa aplicar as atividades de formação em sala de aula.


A secretária de Educação, Silvana Elias afirma que a educação municipal já está colhendo os frutos do trabalho do Pnaic, apresentado por meio do resultado do Ideb nas séries iniciais. “Quando dizem que a educação é um show de horrores, mostramos a educação que é um show de verdades. E vocês, professores, sem romantismo, tiveram uma participação decisiva nesse resultado”, ressalta. E conclui dizendo que o ato de ler é um ato de cidadania inviolável e considera a responsabilidade dos professores que assumem o Pnaic, como a chance de formar um cidadão melhor, que não se deixa enganar e manipular.


Maria Inês Pucci de Martino Prata, chefe do departamento de Ensino Fundamental da Semed explicou sobre os Direitos de Aprendizagem da ANA, que é um programa avaliativo com finalidade de conhecer os índices de qualidade da escola pública.


O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa responde à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE) e é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para assegurar a plena alfabetização de todas as crianças, no máximo até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Em 2015, foram capacitados 302.057 professores em temáticas como Gestão Escolar, Currículo, A Criança do Ciclo de Alfabetização e Interdisciplinaridade. Na edição de 2016, será possível a inclusão de professores-alfabetizadores com boas experiências no grupo de orientadores de estudo, trazendo a ideia do “coaching” e da formação entre pares, valorizando o protagonismo dos bons educadores.


Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar