WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

27/08/2016 - Alunos de Uberaba recebem medalha pela Olimpíada de Matemática

Concorrendo com 20 milhões de alunos de escolas públicas de todo o Brasil, 26 alunos de escolas municipais e estaduais de Uberaba e região, receberam hoje (26) em Uberaba, medalhas de Ouro, Prata e Bronze pela excelente participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP/2015). O evento realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área, e contou com a presença do professor Dr. Antônio Carlos Nogueira (FAMA/UFU), coordenador regional da OBMEP, do professor do Comitê de provas da OBMEP, Pedro Malagutti, da Superintendente Regional de Ensino, Marilda Ribeiro e da secretária municipal de Educação, Silvana Elias.


Da rede municipal as premiações foram para os alunos Arthur Domingos Gonçalves, da Escola Municipal José Geraldo Guimarães e João Victor Sene Araújo, da Escola Municipal Frei Eugênio, com medalha de bronze e Juliana Duarte Ferreira, ouro na OBMEP e que também participará da premiação no Rio de Janeiro, acompanhada de um responsável.


Professor Pedro indica que 20 milhões de alunos no país participam da OBMEP e em 2017, haverá a Olimpíada Internacional de Matemática, sediada pelo Brasil. “Isso é muito bom porque o conhecimento médio de matemática do brasileiro é ruim, mas existem esses, que se destacam em 20 milhões e são considerados mentes preciosas. Às vezes o menino passa pela escola e não sabe o talento que tem”, comenta. Ele ainda ressalta a importância do engajamento dos professores de matemática e dos gestores escolares, para o incentivo no aprendizado.


Juliana, a medalhista de ouro da Rede Municipal de Ensino conta que sempre gostou de matemática e a medalha representa a dedicação aos treinos e estudos. “A matemática ajuda em tudo, no esporte, no raciocínio lógico e no pensamento, que fica mais rápido”, diz.


Já a grande incentivadora, a professora Patrícia Silva Martins afirma que no ano passado Juliana ficou com a medalha de bronze e, agora, conquista o ouro devido ao seu esforço. “Ela acaba incentivando os outros alunos”, diz.


A Superintendente de Ensino, Marilda Ribeiro afirma que Uberaba é privilegiada em ter esses alunos medalhistas e compara a matemática à vida: “é para aqueles que querem e aceitam desafios, para que a gente consiga transpor os obstáculos que se apresentam para nós. Continuem a estudar porque é através do estudo que abrimos horizontes”.


Silvana Elias, secretária municipal de Educação se direcionou aos pais por terem acompanhado e incentivado as conquistas dos filhos. “Aos professores e gestores, que bom que vocês acreditam que conhecimento pode ser sim colocado a serviço da transformação da realidade”. E aos adolescentes medalhistas ela completou: “enquanto muitos adolescentes estão perdidos sem paixões, vocês estão apaixonados pelo conhecimento. Só os apaixonados são capazes de plantar a esperança, e vocês nos dão uma esperança muito grande”, finaliza.


Uberaba - Neste ano, 360 alunos de escolas municipais foram classificados para a segunda fase da Olimpíada de Matemática de 2016, e a prova acontecerá dia 10 de setembro.


Já na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, as escolas já escolheram os textos que serão enviados para a Comissão Julgadora na Etapa Estadual. O resultado sairá no final de novembro. O tema escolhido é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.


Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar