WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

20/08/2016 - Campo Limpo: alunos de escolas municipais recebem premiação

Alunos de oito escolas municipais participaram ontem (19) da premiação do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo (PEA), promovido pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InPEV), com realização local da Central de Embalagens de Agrotóxicos/Fundação Triângulo. Em comemoração ao Dia Nacional do Campo Limpo, os alunos foram incentivados a pela equipe do Departamento de Artes, Cultura e Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a participarem do Concurso de Desenho e Redação, com o tema “Resíduos sólidos: responsabilidade compartilhada”.


A chefe do Departamento de Arte, Cultura e Projetos Especiais, Lúcia Oliveira, afirma que as escolas foram motivadas a participar porque já existe um programa de educação ambiental dentro das unidades municipais e, este trabalho, acrescenta muito às atividades, com participação efetiva dos Agentes de Meio Ambiente (AMA).


As escolas municipais: Celina Soares de Paiva, Gastão Mesquita, José Marcus Cherém, Totonho de Morais, Maria Lourencina Palmério, Professor José Geraldo Guimarães, Padre Eddie Bernardes e Sebastião Antônio Leal enviaram, para análise da Comissão Técnica, os desenhos dos alunos do 4º ano e as redações dos alunos dos 5º anos, somando-se 360 trabalhos. Os vencedores do concurso de redação foram: 1º lugar – Rafael de Carvalho Silva (E. M. Gastão Mesquita Filho); 2º Lugar - Kayki Dione (E.M. Sebastião Antônio Leal, 3º lugar – Sophia Roberta G. da Costa (E.M. José Marcus Cherém). No desenho: 1º lugar - João Luis Penques Correia (E.M. Sebastião Antônio Leal), 2º lugar – Leonardo Fernandes de Oliveira (E. M. Celina Soares de Paiva), 3º lugar – Suellen dos Santos Borges (E. M. Prof. José Geraldo Guimarães).


O primeiro lugar da redação, Raphael de Carvalho contou que escreveu a redação sobre os resíduos sólidos e como descartar o lixo corretamente. Ele acredita que vai poder usar os conhecimentos no futuro para a preservação da natureza.


O objetivo do concurso é juntar o conteúdo trabalhado no espaço escolar às redações e desenhos, que devem revelar, de forma criativa e respeitando a linguagem da criança, como se pode resolver, juntos, os problemas associados aos resíduos sólidos, minimizando os impactos causados à saúde das pessoas e ao meio ambiente.


Esta foi a primeira etapa do concurso e haverá ainda a etapa nacional, em que o primeiro colocado de cada concurso da etapa local, poderá participar, em São Paulo. Nesta última, as três redações e os três desenhos reconhecidos como mais interessantes do Brasil, serão premiados.


A gerente da Central de Embalagens de Agrotóxicos de Uberaba, Jucelene Santana, garante que o projeto faz a conscientização das crianças e adolescentes para se prepararem para o futuro e preservação da natureza.


O Brasil é referência mundial em reciclagem de embalagens de agrotóxicos, com 94% de reciclagem de todas as embalagens lançadas no mercado. Uberaba é a maior central de Minas no índice de recebimento. Queremos atingir a meta de 900 toneladas ao ano em 2016. No ano passado foram 800 toneladas”, relata.


Jorn. Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar