WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

14/08/2016 - 360 alunos de escolas municipais são classificados para a segunda fase da Olimpíada de Matemática

Em tempos de Jogos Olímpicos, a rede municipal comemora a classificação para outras Olimpíadas, desta vez a de Matemática, com mais de 360 alunos de 25 escolas municipais de Uberaba. A segunda etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) acontecerá no dia 10 de setembro. A classificação é resultado do esforço de professores que acreditam no aprendizado de forma dinâmica, lançando diversas estratégias para a formação dos alunos.


Para a diretora da Escola Municipal Professor Anízio Teixeira, Edna Chimango, estimular a participação dos alunos nas Olimpíadas de Matemática, de Português, Astronomia é muito importante e muito significativo, tanto para o professor, para o aluno quanto para a escola. “Revisitamos os conteúdos e repensamos as questões curriculares, estimulando o aprendizado por meio de uma competição saudável. Melhora o rendimento escolar, busca novas estratégias de ensino, usa a tecnologia a serviço da aprendizagem, a partir do estímulo a essas participações”, comenta.


Nas escolas municipais, existem vários projetos que estimulam essa participação, dando oportunidade para o aluno medir não só o seu conhecimento, como se sentir instigado a aprender cada vez mais.


Na Escola Professora Maria Lourencina Palmério, a professora Rute Gonzaga utilizou as informações do boleto do IPTU para ensinar matemática e na Escola Municipal Monteiro Lobato, o projeto Matemática nas Nuvens, do professor Cristian Souza usa a tecnologia no ensino da disciplina, com a iniciativa de integrar aparelhos eletrônicos e ferramentas digitais ao ensino da matemática e da responsabilidade individual.


Esses são alguns dos projetos realizados dentro das escolas municipais, que promovem os resultados como este nas Olimpíadas que utilizam o conhecimento para ganhar medalhas.


OBMEP – A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. O destaque é para o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), destinado aos alunos medalhistas da OBMEP. O PIC é realizado por meio de uma rede nacional de professores em polos espalhados pelo país, e também no fórum virtual. Tem como objetivos despertar nos alunos o gosto pela matemática e pela ciência em geral e motivá-los na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas. Ao longo de suas edições, a OBMEP já ofereceu a mais de 36 mil alunos a oportunidade de estudar Matemática por 1 ano, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e mais de 1800 alunos participaram do programa como ouvintes.


Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar