Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Educação e Cultura

09/08/2016 - Uberaba participa da construção da Base Nacional Comum Curricular

Representantes da Semed foram a BH participar da última etapa de criação do documento nacional referente à educação Básica


O Seminário Estadual da Base Nacional Comum Curricular que aconteceu em Belo Horizonte (MG), na semana passada, reuniu mais de 450 pessoas, com a presença da Secretária de Estado da Educação, Macaé Evaristo, e várias referências nacionais como Rita de Cássia Coelho, Adelson França Júnior e Isabel Frade. Uberaba foi representada por Maria Inez Pucci De Martino Prata (Ensino Fundamental), Renata Inácio de Freitas (Educação Infantil) e Marina Campos Hueb De Martino (Textos Introdutórios), da Secretaria Municipal de Educação (Semed).


O evento foi mais uma etapa da construção de documento único, iniciado em 2015, previsto na Constituição Federal e no atual Plano Nacional de Educação. Trata-se da criação de uma referência nacional para escolas, municípios e estados elaborarem suas propostas curriculares, em um processo que abre novos desafios, recebe críticas e mobiliza escolas de todo país.


A Base Nacional Comum Curricular será resultado do trabalho coletivo de diferentes atores do contexto educacional: especialistas das áreas de conhecimento, gestores, professores da educação básica, estudantes e público em geral.


O desafio é enorme e é essencial a participação de professores, secretarias estaduais e municipais de ensino, associações profissionais e científicas, sociedades civis organizadas, estudantes da Educação Básica e de cursos de licenciatura e demais atores envolvidos nessa temática.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vai deixar claro, os conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes brasileiros têm o direito de ter acesso e se apropriar durante sua trajetória na Educação Básica, ano a ano, desde o ingresso na Educação Infantil até o final do Ensino Médio. “Com ela os sistemas educacionais, as escolas e os professores terão um importante instrumento de gestão pedagógica e as famílias poderão participar e acompanhar mais de perto a vida escolar de seus filhos”, ressalta Maria Inez.


A Base será mais uma ferramenta que orientará a construção do currículo das mais de 190 mil escolas de Educação Básica do país, espalhadas de Norte a Sul, públicas ou particulares.


Para ela, a BNCC é uma conquista social. Sua construção é crucial para se encontrar um entendimento nacional em torno do que é importante no processo de desenvolvimento dos estudantes brasileiros da Educação Básica. Entender seu real significado e participar da sua construção é direito e dever de todos.


“Sendo um momento desafiador para educação no país, a escola precisa lutar para que a diversidade seja uma afirmação de igualdade. A referência pedagógica para o professor acompanhar e intermediar essa construção do sujeito, dando visibilidade a cada idade da criança, afirmando o que a mesma tem direito de aprender no âmbito do Estado”, completa.


Este texto definirá políticas públicas, objetivos educacionais, relacionamentos de diferentes culturas dos sujeitos. São orientações que levam ao currículo escolar, buscando a formação humana integral e consequentemente a progressão no processo de educação.


As sugestões de todos os estados do país serão encaminhadas ao MEC, que redigirá a versão final até o dia 02 de dezembro, para que já seja aplicado às escolas em 2017.


Jorn. Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub