WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

06/08/2016 - Para garantir continuidade das aulas Semed renovará contratos nesta sexta-feira

As prorrogações serão temporárias, sendo que algumas não ultrapassarão o prazo de 30 dias. 

Outras situações que contribuíram para a decisão é a de que, em alguns cargos, a quantidade de classificados no concurso não atingiu a demanda da secretaria, ficando aquém das vagas ofertadas.

 

A secretária de Educação, Silvana Elias, informou que a medida se faz necessária diante do grande número de profissionais que vem sendo admitidos por meio do concurso, já que os processos admissionais exigem uma dinâmica gradativa, além dos diversos tipos de procedimentos que, em muitos casos atrasam o encaminhamento imediato do servidor concursado para as escolas. Ela afirma ainda, que as prorrogações têm caráter temporário e, em alguns casos, não ultrapassam o prazo de 30 dias. Os contratos terão vencimentos até o final dos meses de agosto, setembro e outubro, gradativamente. E lembra que a convocação para os professores de Língua Portuguesa e de Matemática, entre outros, depende da liberação oficial do Tribunal de Contas.


Além dos casos citados, ainda há aqueles em que o número de aprovados não supriu a demanda, como é o caso de coordenadores pedagógicos, para o qual havia 170 cargos e só tomaram posse 100 profissionais dos 112 aprovados. Também serão mantidos os professores de oficinas das escolas que atendem em Tempo Integral, dada à especificidade e a temporalidade dos projetos como: modalidades de esporte, cultura, música, teatro cujas funções exigem formação específica.


“Apesar de já termos convocado 481 profissionais é importante lembrar que, só agora, depois de dois concursos, o município conseguiu se organizar para ter seu quadro de servidores efetivos. Essa gestão fez o dever de casa, conforme determina a lei: atuar com maioria do quadro de profissionais de efetivos. Porém, a substituição de contratados por efetivos deve ser precedida de cautela e segurança pedagógica e realizada paulatinamente.” diz Silvana. Ela ainda garante que os professores das séries iniciais, serão convocados gradativamente.


Silvana é enfática em dizer que as renovações são temporárias, por necessidades extremas da Semed em suprir os serviços educacionais básicos para assegurar o bem-estar das crianças e uma educação de qualidade.


Na avaliação da secretária, “diante deste quadro, caberia mais um concurso no primeiro semestre do ano que vem, pois teremos mais quatro escolas entregues ainda este ano e mais três previstas para o primeiro semestre de 2017. Consequentemente precisaremos de muitos profissionais e o concurso é válido por dois anos”, tranquiliza.

Mais convocações – Vânia Oliveira, Chefe do departamento de Gestão de Pessoal e Talentos Humanos anuncia ainda a convocação de mais servidores. “O Prefeito Paulo Piau já autorizou a convocação de 128 braçais de limpeza para suprir as necessidades do quadro de servidores contratados das escolas municipais. Estes convocados assumirão seus cargos a partir do dia 22 de agosto”, disse ela, garantindo também que diversos profissionais aprovados serão convocados durante todo o semestre como: auxiliar de secretaria, inspetor de alunos e secretário.

Jorn. Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar