WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

06/08/2016 - Projeto Vivências dá início a segunda etapa de encontros

Finalidade é promover humanização e melhor enfrentamento dos desafios escolares


O início do segundo semestre veio também com a continuidade do Projeto Vivências, realizado com os 67 gestores das escolas municipais de Cemeis de Uberaba. Os encontros são direcionados à humanização e desenvolvimento de habilidades pessoais, para serem aplicados na gestão escolar.


O projeto é coordenado por duas psicólogas e duas pedagogas da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A psicóloga Maria de Fátima Castanheira, afirma que o primeiro encontro foi para avaliar todas as vivências do primeiro semestre e, também, aperfeiçoar a metodologia e acolher propostas para os próximos encontros.


“De um modo geral, os diretores referiram que os encontros têm contribuído para a melhoria da qualidade de vida e da qualidade dos relacionamentos interpessoais na escola”, diz Fátima. Ela percebeu também o incentivo ao autocuidado, à adoção de hábitos de vida mais saudáveis capazes de fortalecê-los para a convivência diária com os inúmeros desafios enfrentados na educação.


O projeto vivências surgiu da preocupação da Secretaria de Educação para humanizar o tratamento dado aos colaboradores, para apoiá-los no cumprimento das suas responsabilidades. Diante de um diagnóstico, feito por meio de informações do Fala Educador, em que ela conversou com os profissionais e viu a necessidade de formatar esse momento com os gestores das unidades escolares.


Os gestores foram convidados a participarem, para que se sentissem à vontade para a construção de uma liderança confiante, com muita autonomia. O curso Vivências, como propôs a secretária de Educação Silvana Elias, segue alguns princípios, como o fomento do desenvolvimento da gestão democrática; aperfeiçoar as habilidades de comunicação assertiva do gestor com a comunidade escolar, estimulando a prática de feedback; otimizar a mediação e a resolução de conflitos, por meio da potencialização da argumentação individual e grupal, entre outros.
O primeiro encontro foi realizado em parceria com a ABCZ/Museu do Zebu.


Jorn. Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar