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Educação e Cultura

22/10/2016 - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa retoma atividades em Uberaba, nesta segunda

Nesta segunda-feira, a partir das 18h, no anfiteatro da Prefeitura Municipal de Uberaba, a Secretaria de Educação realiza aula inaugural do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)/2016. Kátia Cilene da Costa, coordenadora do Pacto, afirma que a retomada do trabalho tem um aspecto diferente desta vez, pois uma parte das atividades será feita à distância, além de discussões sobre a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). 


Katia afirma que parte do estudo realizado durante o PNAIC será direcionado à linguagem e alfabetização matemática, com acompanhamento feito pelo coordenador pedagógico da unidade escolar. Ela também explica que as professoras terão como tarefa aplicar as atividades de formação em sala de aula e os relatórios contarão com carga horária de 100 horas para as atividades de formação continuada em serviço. Participam do PNAIC professoras regentes inscritas, de escolas municipais, que atuam em sala de aula nas turmas de 1º ao 3º ano, número que deve alcançar 300 pessoas para o processo.


Na segunda-feira, a secretária Municipal de Educação, Silvana Elias, fará a abertura do primeiro encontro, seguida pela professora Maria Inês Pucci de Martino Prata, chefe do departamento de Ensino Fundamental da Semed, que falará sobre os Direitos de Aprendizagem da ANA.


PNAIC - O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa responde à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE) e é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para assegurar a plena alfabetização de todas as crianças, no máximo até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Considerando que, segundo o Censo Escolar, 98% das crianças brasileiras de 6 anos são matriculadas no 1º ano do ensino fundamental, alfabetizá-las bem significa oferecer-lhes uma base sólida para um percurso escolar de sucesso e dar um importante passo para a qualidade, a inclusão e a equidade da educação. Para o MEC, a formação continuada de professores como política nacional é componente essencial da profissionalização e da valorização docente, devendo integrar-se ao cotidiano da escola e pautar-se no respeito à experiência adquirida e no direito dos profissionais do magistério de buscarem atualização e aperfeiçoamento ao longo da vida. Em 2015, foram capacitados 302.057 professores em temáticas como Gestão Escolar, Currículo, A Criança do Ciclo de Alfabetização e Interdisciplinaridade.


Na edição de 2016, será possível a inclusão de professores-alfabetizadores com boas experiências no grupo de orientadores de estudo, trazendo a ideia do “coaching” e da formação entre pares, valorizando o protagonismo dos bons educadores. A extensão da formação aos coordenadores pedagógicos responde a avaliações e demandas feitas ao MEC e é um reconhecimento da função desse profissional, eminentemente comprometida com os resultados de aprendizagem da escola e responsável, junto à direção, pela preparação de um clima organizacional motivador e propício ao convívio e à construção de conhecimento.
 
Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU

 
 
 

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