WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

02/08/2016 - Equipe começa a plantar árvores em escolas municipais

Projeto de arborização e paisagismo inclui árvores frutíferas, como Pau-Brasil e Goiabeiras


Baseado em um diagnóstico ambiental realizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), começou hoje o projeto “Uberaba Verde”, com start pelo Cemei Professora Eunice Pühler e pela praça em frente à Escola Municipal Reis Júnior, no bairro Tancredo Neves.


A pesquisa foi realizada pelos biólogos Luís Gustavo Ferreira de Oliveira (Semed) e Paulo César Franco (Semam), com o objetivo é promover a Arborização e Paisagismo, inicialmente em 36 escolas municipais, 32 Cemeis e dois Cemeas, totalizando 670 árvores. Luís Gustavo informa que deste total, 113 serão de espécies frutíferas, como Acerola, Amoreira, Goiabeiras que farão parte do pomar de algumas escolas. Além dessas, serão plantadas também Flamboyant Mirim, Chuva de Ouro, Ipês amarelos e brancos, Pau-Brasil, dentre outros.


Luis Gustavo informa que a pesquisa avaliou os espaços nas unidades e a compatibilidade ambiental das árvores com o local. “Foram verificadas espécies não nocivas à saúde das crianças e jovens e os cuidados necessários que evitem danos às estruturas físicas e à saúde das pessoas, uma vez que existem espécies tóxicas ou que, por suas características biológicas, atraem muitas abelhas ou ainda, produzem odores que acabam gerando transtornos”, completa.


Os responsáveis pela manutenção e continuidade do projeto serão dos gestores, conselheiros escolares, Agentes de Meio Ambiente, Grêmios Estudantis e professores-orientadores, que terão perfil multiplicador. “Não basta plantar, é preciso cuidar do crescimento das plantas. É preciso regar, controlar o ataque de formigas e outras pragas”, comenta Luís.


O projeto “Uberaba Verde” também conta com a parceria da empresa Bravo Logística Ltda e a Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb). Em setembro, quando se comemora o Dia da Árvore, o projeto tem continuidade com outras ações que fomentam a preservação ambiental.


Jorn. Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar