Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Educação e Cultura

21/10/2016 - Jovens empreendedores participam de capacitação em manipulação de alimentos

Alunos de 14 escolas municipais da cidade se reuniram no anfiteatro da Prefeitura de Uberaba para participarem do curso de capacitação em manipulação de alimentos. O evento faz parte do projeto Jovens Empreendedores, que trabalha com grupos de estudantes das instituições no contra turno escolar.


A coordenadora dos Grupos de Liderança da Secretaria Municipal de Educação, Ana Flávia Sousa, explica que, durante o projeto, os alunos criam uma empresa simulada e aprendem sobre empreendedorismo tanto na teoria quanto na prática.


A palestra ministrada por integrantes da Vigilância Sanitária teve como objetivo abordar tópicos relacionados à higiene pessoal, transporte e acondicionamento adequado de alimentos, manipulação higiênica de alimentos e contaminantes ambientais. “Buscamos mostrar para os jovens o que deve ser feito e alguns cuidados que devem ser tomados”, pontua João Batista Borges, um dos integrantes da Vigilância Sanitária.


A estudante do 7º ano da escola municipal Maria Carolina Mendes, Giovanna de Almeida Oliveira, explica que os grupos produzem as próprias receitas e cada um deles possui uma função específica. “Fazemos um plano de negócios para anotar tudo sobre a nossa empresa”.


“Desde quando eu comecei a participar do projeto eu aprendi a mexer melhor com dinheiro. Aprendi fazer as contas, calcular os valores dos ingredientes que a gente precisa. Aprendi bastante a matemática”, declara a aluna Carla Cristina Soares. Para João Pedro Machado Borges, a maior evolução foi na informática. “A gente aprende a manipular os programas e ter uma noção dos gráficos e quadros que fazemos”.


Os produtos produzidos pelos alunos serão expostos na 2ª Feira do Empreendedor, no dia 5 de novembro, na Praça Dom Eduardo, das 9h às 13h. As tendas de alimentação terão sanduíches, pipocas gourmet, sobremesas, balas de gelatina, doces cristalizados, entre outros. As outras tendas contarão com bolsas, trabalhos em fuxico, bijuteria, ecopapelaria, mudas de condimentos e crochê.


O projeto é realizado em parceria com o Sebrae, que acompanha o processo e orienta os alunos. O programa conta com a participação de 29 escolas municipais, somando cerca de 290 alunos.
 
Thaís Contarin – estagiária Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub