Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Educação e Cultura

21/10/2016 - Ações do Fórum Permanente Municipal de Educação de Uberaba começaram ontem

Aconteceu na tarde de hoje a primeira reunião do Fórum Permanente Municipal de Educação de Uberaba (FPMEU), depois da posse e nomeação dos representantes de diversos setores relacionados à educação.


A reunião foi comandada pela secretária de Educação de Uberaba, Silvana Elias, a fim de conduzir a eleição da primeira presidente do órgão, Nilza Consuelo Alves Pinheiro, escolhida por voto aberto.


Diante da não apresentação voluntária de outros nomes para assumir o cargo, Nilza se disse surpresa e decidida a assumir o compromisso com a educação de Uberaba. Atualmente, Nilza é também presidente do Conselho Municipal de Educação e se sente confortável em assumir mais este desafio, como ela mesma ressalta. Ficou decidido na assembleia que Nilza irá conduzir o FPMEU durante um ano. O próximo passo é de elaboração do regimento interno e novas propostas de trabalho, como a discussão sobre a PEC 241, em caráter de urgência.


A iniciativa de criação do Fórum Permanente de Educação em Uberaba é da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e do Conselho Municipal de Educação (CME), para que se assegure, a partir dele, a implantação das estratégias e o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), como espaço inédito de interlocução entre a sociedade civil e o governo, composto por entidades representantes da sociedade civil e do poder público.


A professora Silvana Elias lançou alguns assuntos como sugestão de pauta para os encontros e comenta a necessidade de rapidez na consolidação de um relatório de um ano do Plano Decenal Municipal de Educação, entre outros assuntos.


A representante do Ensino Superior, Eliana Salge, sugeriu que seja feito um engajamento do Fórum nas articulações sobre a PED 241, que tem a votação final marcada para 13 de dezembro no Senado. 


A presidente do Conselho Municipal de Educação, Nilza Consuelo reitera a responsabilidade dos integrantes do Fórum, de monitorar e avaliar o Plano Decenal e de discutir, avaliar e se posicionar em relação a diversos assuntos, como a PEC 241 e a reforma do Ensino Médio. “Nós podemos nos posicionar e precisamos dar a cara a tapa para produzir conhecimento à luz das opiniões de todos os segmentos aqui representados. Agradeço a confiança”, diz.


A próxima reunião que já tratará do regimento interno está marcada para o dia 03 de outubro, onde será definida a forma de participação dos segmentos que não tiveram representação no Fórum.

Jorn. Monica Cussi
Comunicacação Semed/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub