WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Arquivo Público

28/07/2016 - Arquivo Público de Uberaba lança segunda edição da Revista Memórias

O Arquivo Público de Uberaba lança, na sexta-feira (29), a segunda edição da Revista Memórias. A publicação faz uma homenagem ao Nacional Futebol Clube, que completa 72 anos em 2016.


O material conta a história do clube uberabense e, de acordo com a superintendente do Arquivo Público, Marta Zednik de Casanova, pesquisas documentais e orais foram realizadas para a confecção da revista. “Nós utilizamos o acervo do Lavoura e Comércio para resgatar o passado do time. Foi uma pesquisa muito intensa e muito satisfatória”, Marta declara.


Segundo a superintendente, vários presidentes, diretores e torcedores foram entrevistados. “Eles conseguiram nos transmitir informações que enriqueceram muito a história do Nacional”, explica.


O evento acontecerá a partir das 19h30, na Associação Comercial Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), na Avenida Leopoldino de Oliveira, nº 3433.


Nacional Futebol Clube - No início da história do Nacional não havia um estádio e o time treinava perto da antiga estação Oeste de Minas, atual Rodoviária de Uberaba, cedida pela equipe dos ferroviários conhecida como Princesinha do Oeste. Somente na década de 1950 se edificou o Estádio JK, com a ajuda do governador de Minas Gerais, Juscelino Kubistchek, e o então presidente do Nacional Futebol Clube, José Marcus Cherem.


A estrutura do Nacional Esporte Clube é o resultado do trabalho incansável dos presidentes, diretores e da apaixonada torcida, que não pouparam esforços em angariar recursos e promover investimentos para garantir a sua manutenção, além do pagamento dos jogadores, da comissão técnica, dos empregados e dos encargos sociais. Entre as ações destacam-se os bolões do Nacional na década de 1950, conhecidos como Naciobol, que promoviam apostas até em outras cidades da região e de São Paulo, constituindo a inspiração para a Caixa Econômica Federal criar a loteria esportiva. Naquela época, por isso, foram expressivas as vitórias do Nacional sobre adversários de peso e dos principais times de futebol do Estado de Minas Gerais. Em outras ocasiões de instabilidade do clube, alguns diretores utilizavam os próprios recursos para realizar pagamentos dos funcionários e saldar dívidas.


O primeiro título do campeonato de futebol de campo masculino juvenil conquistado pelo Nacional aconteceu no ano de 1946, e o adulto em 1948, ambos organizados pela LUF.


Em 1964, o Nacional subiu para a divisão principal do Campeonato Mineiro, jogando entre os times da elite do futebol de Minas. Gerais. O fato foi comemorado no dia 04 de abril de 1964, quando o time do Nacional foi recebido em Uberaba de maneira triunfal, com a Banda de Música do 4º Batalhão que executou o Hino Nacional. Houve desfiles, faixas, e fogos de artifício e um público com cinco mil pessoas reunidas na Estação da Rede Mineira de Viação (antiga estrada de ferro que ligava Uberaba a Belo Horizonte), atual Terminal Rodoviário Jurandyr Cordeiro.


Em 17 de janeiro de 1966 o Nacional conquistou a vitória no Campeonato Mineiro, sobre o Atlético Mineiro, no Estádio Mineirão.


O time de futebol feminino de campo do Nacional disputou competições oficiais no ano de 1995 e venceu o primeiro campeonato municipal organizado pela Liga Uberabense de Futebol em 2013.


O time do Nacional está hoje inscrito na segunda divisão do Estadual Mineiro e tenta trazer de volta as suas antigas tradições. Leva em consideração, para isso, o peso de sua camisa e o amor de sua torcida para mudar o rumo da própria história.


Thaís Contarin – estagiária Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Arquivo Público



Voltar