WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

13/07/2016 - Alunos da rede municipal participam de ensaio do pianista Miguel Proença

Oitenta alunos da rede municipal participantes de aulas de música e integrantes da Banda Sinfônica Jovem Músico de Uberaba participarão, na quarta-feira (13), a partir das 14h, do ensaio do pianista Miguel Proença, que se apresentará na cidade com o evento Piano Brasil VIII. Cinco professores acompanharão os estudantes, que terão oportunidade de ver a atuação de um artista de renome internacional, num show-aula.


Antes do ensaio, os alunos receberão informações e pesquisarão sobre a biografia de Miguel. Como o ensaio será aberto às escolas, a chefe de seção do Departamento de Arte, Cultura e Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Educação (Semed), fez a inscrição via e-mail e promoverá este momento inesquecível para os alunos. A atividade faz parte da Jornada Ampliada, quando os alunos terão uma oportunidade diferente de conhecer o trabalho de um artista famoso.


Durante o ensaio, as crianças e adolescentes receberão uma cartilha gratuita ilustrativa, criada exclusivamente para este projeto, voltada para a iniciação à música erudita brasileira, transformando os ensaios em uma espécie de show-aula.


Miguel Proença - Miguel Proença é um artista de renome internacional e tem 50 anos de carreira, completados em 2012. Possui uma extensa discografia que reúne mais de 20 gravações. Recebeu em 1991, a Comenda da Ordem do Rio Branco no grau e Comendador por suas atividades no cenário musical brasileiro. Em 1989 e 1999, foi escolhido pela APCA (Associação dos Críticos de Arte de São Paulo), como Melhor Pianista do Ano. Executou a parte para piano da trilha sonora do filme Villa-Lobos – Uma Vida de Paixão e Zelito Viana. Realizou ao longo da sua carreira, inúmeros recitais na Europa, EUA e Ásia, além de participar do júri de diversos concursos de piano internacionais.


Em Uberaba - No recital, Miguel Proença interpretará peças de C. Debussy, J. Brahms, H. Villa-Lobos e F. Chopin, no dia 14 de julho, às 20h, no Teatro SESI/Centro de Cultura José Maria Barra, com ingressos a R$ 20 e R$ 10 (meia). O Projeto Piano Brasil já esteve em 135 cidades brasileiras, e neste ano beneficia cidades de cinco regiões do país, através da Lei de Incentivo à Cultura, uma das principais iniciativas da música erudita brasileira dos últimos anos, que chegará a 15 cidades entre elas, Uberaba, com patrocínio do BNDES. A produção nacional e realização são da Delphos Soluções Culturais e Branco Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.


Banda Sinfônica Jovem Músico - O Projeto Jovem Músico foi criado há 10 anos para atender aos alunos da Rede Pública Municipal de Ensino, promovendo a arte musical e o desenvolvimento de competências e habilidades. O grupo é composto por 40 alunos de 9 a 16 anos, de escolas da rede municipal, que trabalham com ritmos diversificados, atividades teóricas e práticas, oportunizando a aprendizagem e a inclusão sociocultural. As atividades são desenvolvidas em horário extracurricular e em espaços específicos de atendimento.

Jorn. Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar