WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

09/07/2016 - Profissional do Crei realiza projeto de rastreamento da Síndrome de Irlen em Uberaba

A analista de Gestão Educacional e Psicopedagoga do Centro de Referência de Educação Inclusiva (Crei), de Uberaba, Andréa Vieira das Virtudes, participou do IV Congresso Brasileiro de Neurovisão, realizado na UFMG, em Belo Horizonte. No evento, ela fortaleceu o conhecimento para o trabalho que desenvolve em Uberaba.


Andréa é habilitada e credenciada pelo Hospital de Olhos de Belo Horizonte e, atualmente, realiza o projeto de rastreamento da Síndrome de Irlen nos alunos da rede municipal, atendidos no Crei, um tema importante trazido para a realidade de Uberaba.


“De maneira interdisciplinar e inovadora, o evento é o único do país destinado à área, o qual busca a cada ano consolidar a Neurovisão - estudo no qual amplia-se a relação entre a visão e o sistema nervoso - como importante campo do conhecimento”, comenta Andréa.


No Congresso, foram abordados diversos temas relacionados aos Transtornos do desenvolvimento e intervenção educacional como Dislexia; Postura e os movimentos corporais durante a leitura e tarefas visuais; O TDAH e a sala de aula; Especificidades da intervenção de crianças com discalculia do desenvolvimento; Transtornos de processamento sensorial - Autismo; Processamento cerebral das informações visuais e auditivas; A psicologia forense e a interferência visual na entrevista de testemunhas oculares; e dentre eles, o Distúrbio de aprendizagem relacionado a visão "Sindrome de Irlen".


Denise Scussel, chefe do departamento de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação, garante que a atualização dos profissionais é importante ferramenta para os bons resultados dos trabalhos realizados pelo Crei. Principalmente agora, que o Centro tem sido referência para outros municípios. “Tivemos esta semana a visita de equipe da educação de Patos de Minas e nos sentimos muito honrados em saber que a educação inclusiva que estamos desenvolvendo em Uberaba tem se tornado exemplo”.


O Crei atende alunos da rede municipal com deficiência e com dificuldades acentuadas de aprendizagem, com acompanhamento neurológico, psicológico, fonoaudiológico, entre outros. Conta hoje, com mais de 100 profissionais especializados para atender às crianças e jovens com diversas necessidades. O Crei existe há quase dois anos e promove a educação inclusiva dando suporte à política educacional de Uberaba.


Jorn. Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU

 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar