WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

08/07/2016 - Secretária de Educação recebe alunos dos Grupos de Liderança

Jovens mostram o trabalho realizado com a escola e a comunidade além de produtos fabricados por eles


Alunos da Escola Municipal Professora Geni Chaves visitaram ontem (07) a secretária de Educação Silvana Elias e a primeira-dama Heloísa Piau. A finalidade foi apresentar os trabalhos realizados pelos grupos de Liderança Jovens Empreendedores, Grêmios Estudantis e Agentes de Meio Ambiente.


A presidente do Grêmio Jovens em Ação, Maria Eduarda Caldas, contou sobre a participação dos estudantes em todos os projetos realizados na escola e na comunidade. Ela explicou que existe na escola o Recreio Literário, uma ação de contação de história na hora do intervalo entre as aulas. “A ideia é de que os alunos não fiquem correndo pela escola e sentem para ouvir as nossas histórias”. Apresentou também a campanha do agasalho, em que as roupas serão distribuídas entre famílias mais carentes, além da campanha de doação de alimentos. “Temos o shampoo contra piolho também, que é feito naturalmente, utilizando-se plantas e em parceria com os Agentes de Meio Ambiente”, completa.


As professoras Thaysa Mara e Elke Caetano também orientaram sobre as atividades e incentivaram os alunos a trazerem uma proposta para a secretária Silvana Elias: “queremos nos oferecer para ensinar outros grupos, até mesmo de Grêmios de outras escolas”.


Na oportunidade, os jovens entregaram para a secretária e a primeira-dama, cachecóis de linha em embalagens de caixinha de leite, confeccionados por eles. A professora Thaysa explicou que na confecção e venda destes produtos, os alunos aprendem a empreender, calculando o custo, o valor do trabalho e também o planejamento de vendas.


“Além disso, vamos fazer doações de cachecol para quem está triste e com depressão, pois levando uma lembrança para estas pessoas elas podem se sentir melhor”, conclui a aluna.


A professora Silvana contou alguns fatos de quando ela também participou dos grêmios e explicou a importância desta participação ativa. “O conhecimento só é mesmo válido quando podemos dividi-lo com alguém”. Heloísa Piau também agradeceu e se sentiu feliz em ver jovens tão ligados nas causas sociais e com visão empreendedora.


Grupos de Liderança – Os grupos de Liderança existem em 30 escolas municipais de Ensino Fundamental. A turma do grupo do Grêmio Estudantil é composta por dez alunos que ajudam no apoio escolar e são a voz dos alunos. O principal objetivo da rede é incentivar a democracia dentro da escola. O grupo dos Jovens Empreendedores é composto por 12 alunos da rede que trabalham com empresas simuladas e a comercialização de produtos durante o ano letivo. O projeto que é uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), tem o propósito de aperfeiçoar o empreendedorismo juvenil. Já os Agentes Ambientais é um grupo constituído, também, por 12 alunos. O projeto tem como propósito, promover políticas públicas de educação ambiental que garantam a formação da identidade dos alunos como cidadãos conscientes de suas responsabilidades.


Jorn. Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU

 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar