WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

07/07/2016 - Alunos de escolas municipais finalizam capacitação em Proteção Comunitária

Alunos de duas escolas municipais recebem, esta semana, certificados pela participação na “Capacitação em Proteção Comunitária – Redução de Risco de Desastres – RRD”, realizada pela Diretoria de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Esta ação faz parte do Projeto Parceria Escola e Família, que visa oportunizar uma relação integrada entre famílias, alunos e professores, evidenciando processos educativos que possibilitem mudança significativa no olhar da comunidade em relação ao ambiente escolar.


O coordenador do projeto Wellington Cruvinel explica que a capacitação possui sólida base nos mais atualizados conceitos e práticas em Proteção e Defesa Civil e possui, dentre os objetivos, além da redução de acidentes nos espaços escolares, incorporar conceitos de responsabilidade social no cotidiano dos alunos, envolvendo professores, familiares e moradores nas ações de redução de vulnerabilidades, estabelecendo um novo olhar sobre a cultura de prevenção de danos através da percepção de riscos.


Inicialmente, foram selecionadas as escolas municipais Esther Limírio Brigagão e Arthur de Melo Teixeira, onde foram escolhidos aproximadamente 20 alunos que atendessem ao perfil estabelecido, sendo jovens de ambos os sexos, entre 11 e 15 anos, estudantes do 6º ao 9º ano. Os treinamentos foram ministrados no extraturno, com dois encontros semanais de duas horas por dia.


“O treinamento em Proteção Comunitária tem como meta formar multiplicadores da cultura de prevenção de acidentes. Acreditamos que uma educação baseada em valores e princípios ajudará a salvar vidas e por isso é muito importante dar continuidade ao projeto, atuando na comunidade e ampliando nossos conhecimentos em busca de um futuro melhor”, comenta Wellington.


A capacitação possui três eixos centrais: Meio ambiente e desastres evitáveis – (com foco na prevenção), Noções de Suporte Básico de Vida – SBV (primeiros socorros) e Percepção de riscos e proteção comunitária – (voluntariado e comunidade).


Para realizar as atividades nestes três eixos, Wellington que contou com a parceria da professora Ivone Borges, coordenadora do Programa de Educação Ambiental do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba – CODAU e do Sargento Lucas, do Centro de treinamentos do 8º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais – 8º BBMMG. Wellington ressalta que só receberão os certificados os alunos que se tornaram aptos durante as 30 horas de capacitação.


Jorn. Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar