WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

18/10/2016 - Festival Interescolar de Xadrez reúne alunos da Jornada Ampliada na sexta-feira

Na próxima sexta-feira (21), acontece, o Festival Interescolar de Xadrez, das 13h às 17h, no Cemea Boa Vista. O evento é promovido pela Diretoria de Assuntos Esportivos Educacionais e coordenado por Raquel Arduini e Mariana Cristina Oliveira, da seção de Apoio ao Esporte Escolar. Participarão alunos da rede municipal de 11 a 16 anos, inseridos no Programa Jornada Ampliada.


De acordo com Raquel, a intenção é avaliar o desenvolvimento da modalidade nas unidades de ensino envolvidas e tem como objetivo contribuir para o incentivo à participação das crianças e dos adolescentes em atividades esportivas propostas na Jornada Ampliada e para a prática do xadrez. “Com as competições e o envolvimento dos alunos, promove-se também o intercâmbio socioesportivo. Podemos também avaliar o desenvolvimento das habilidades técnicas, atitudes éticas e participação no evento, de acordo com os planos propostos para cada modalidade e orientações pedagógicas da DAEE;”, comenta.


O xadrez, como explica a professora, estimula a criatividade, o raciocínio lógico, ativa a concentração, desenvolve a tomada de decisões, aguça a memória, trabalha a paciência e a autoestima, aumenta a confiança e proporciona o respeito ao adversário. Considerando, ainda, a importância dessa Modalidade Esportiva a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) criou o Comitê de Xadrez Escolar que estimula a prática desse jogo, como ferramenta pedagógica, no ambiente escolar.


Festival - Cada Escola poderá inscrever um total de quatro alunos entre os dois Módulos. Para a participação no Festival Interescolar de Xadrez do Programa Jornada Ampliada, os alunos não precisam saber executar o movimento Xeque-Mate e, sim a movimentação das peças.
 
Jorn. Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar