WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

12/11/2009 - Caresami tem melhores índices de segurança do Estado

O Centro de Atendimento de Reeducação Social do Adolescente e Menor Infrator de Uberaba (Caresami) há 21 meses não registra fugas, rebeliões, evasões e motins. A revelação é da diretora geral Rubiane Santos Max e do diretor de segurança Wilson Alves Pereira Júnior, indicando o resultado positivo da filosofia de trabalho implantada na unidade. Atualmente com 63 internos, o Caresami recebe adolescentes encaminhados pelo Juizado da Infância e Juventude para cumprimento de medidas de internação provisória, internação e semi-liberdade.

Com uma equipe interdisciplinar, composta por pedagoga, assistente jurídico, psicólogos, assistentes sociais, terapeuta ocupacional, enfermeiro, técnico em enfermagem e agentes socioeducativos, o interno é acompanhado individualmente no seu dia-a-dia. Ao entrar na unidade, o adolescente passa a integrar o Plano Individual de Atendimento (PIA). Durante o acolhimento, ele é entrevistado pela equipe, para um diagnóstico de sua realidade. A partir daí, ele participa de discussões para que trace seu projeto de vida, para que dê continuidade aos estudos, participe de atividades sociais, culturais e religiosas, inicie uma profissão e cuide da saúde, dentre outras.

A diretora Rubiane Max explica que simultaneamente é feito estudo de casos pelos representantes de cada área, junto com a direção, para acompanhamento dos internos dentro e fora do centro. Segundo ela, a proposta principal é trabalhar a responsabilização dos jovens no cumprimento das medidas socioeducativas e trazer a possibilidade de mudança de vida, motivando-os a escolhas positivas, com o trabalho de orientação. Para isso, as famílias são orientadas a participar do trabalho de reinserção. Ela destaca que os adolescentes têm a garantia de todos os direitos, como visitas semanais das famílias, contato através de cartas e telefonemas, prática religiosa, atividades culturais, lazer na quadra e campo de futebol diariamente e eventos programados como teatro, feira de meio ambiente, festa junina, aulas de xadrez e outros.

Os estudos do ensino fundamental são ministrados por professores dentro da unidade, através de parceria com a Escola Estadual Santa Terezinha. Já o ensino médio tem a orientação interna e as provas realizadas no Cesec. Para 2010, o Caresami contará com aulas do Telecurso. No dia a dia, os adolescentes fazem laboraterapia na horta, na manutenção e limpeza da casa e nas oficinas de marcenaria e música (violão e cavaquinho). Eles produzem brinquedos pedagógicos e bonecas de lã com material reciclado. Os recursos angariados são revertidos para as próprias oficinas, na manutenção e aquisição de matéria-prima. Para o natal, as crianças abrigadas no Lar da Caridade e Casa de Proteção vão receber brinquedos confeccionados pelos internos.

A diretora ressalta que alguns deles participam dos cursos de eletricista de autos, eletricista industrial, caldeiraria e soldagem industrial do programa federal Projovem Adolescente. E com orgulho conta que cinco já estão empregados com Carteira de Trabalho assinada, através de autorização judicial. Os salários têm 30% revertidos para demanda particular do adolescente, como a compra de material de higiene, dentre outras despesas pessoais, e os 70% restantes vão para uma caderneta de poupança que poderá ser sacada quando terminarem de cumprir a medida socioeducativa.

O diretor de segurança Wilson Alves Pereira Júnior salienta que a mudança de comportamento dos internos se deve a humanização do atendimento e a integração das ações e da equipe com os trabalhos desenvolvidos na unidade. Os agentes interagem e são responsáveis pelos projetos, sendo capacitados e reciclados de três em três meses. O próprio Wilson e Rubiane são os multiplicadores das propostas desenvolvidas no âmbito estadual, trazendo para o Caresami os programas, projetos, ações e técnicas bem sucedidas em outras unidades. E numa parceria com os Bombeiros (primeiros-socorros e prevenção de acidentes), Promotoria (direitos e deveres), Polícia Militar (técnicas de segurança) e Decedes (recursos humanos), novos conhecimentos são colocados em prática.

Os diretores destacam ainda o apoio do promotor da Infância e Juventude, André Tuma; da secretária de Desenvolvimento social, Maria Thereza Rodrigues da Cunha; e do prefeito Anderson Adauto, para que o Centro de Reeducação de Uberaba conseguisse ser hoje referência no Estado.

Alexandre Pereira

Diretoria de Comunicação

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar