WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

06/07/2016 - CREI de Uberaba é modelo para cidade de Patos de Minas

A chefe do departamento de Educação Inclusiva, Denise Scussel, a secretária municipal de Educação, Silvana Elias e equipe do Centro de Referência em Educação Inclusiva (Crei) “Paulo Antônio Pável” receberam nesta terça-feira (05) a visita do secretário de Educação de Patos de Minas, Frederico Machado Alves, e das assessoras Dirlene Aparecida Resende e Ana Léa Caixeta, que vieram até a cidade para conhecer a unidade, que atende alunos da rede municipal com necessidades especiais.

Ao terem conhecimento da existência do Crei, os profissionais entraram em contato com educadores de Uberaba para agendar a visita. Para a psicopedagoga Ana Léa, o sonho de ter uma casa como o Crei lá em Patos de Minas, era bem antigo. Ao visitar as instalações da nova sede, na rua Onofre Rodrigues da Cunha, o secretário Frederico se interessou em oferecer o serviço para a população patense o mais rápido possível. “Teremos Uberaba como exemplo, vendo esse negócio montado desta forma aqui, sabemos que podemos dar o start lá também”, diz.

Depois de conversarem com Silvana Elias, identificaram algumas necessidades urgentes para Patos, sendo que de 15 escolas e 21 cemeis, apenas 4 têm salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE). “Temos condições de implantar o Crei, não na mesma proporção, mas com o pé no chão poderemos dar o primeiro passo e sair do projeto”, conta Frederico.

A secretária de Educação de Uberaba orientou aos representantes que tivessem em mãos dados estatísticos que direcionem a necessidade de implantação de um Centro de Referência, bem como tratar e articular sobre as políticas públicas para a pessoa com deficiência, junto aos órgãos responsáveis. “Com a união de forças é possível fazer o sonho acontecer como foi em Uberaba”, completa.

Em Uberaba, Denise Scussel afirma que ainda há muitos desafios, mas já são feitos atendimentos psicológicos, avaliação e atendimento psicopedagógicos, atendimentos neuropegagógicos e fonoaudiológicos. O Centro de Referência conta hoje, com mais de 100 profissionais especializados para atender às crianças e jovens com diversas necessidades.

Até o fim de 2015, o número médio de atendimento mensal era de quase 500, e a expectativa é de que mais alunos recebam o acompanhamento adequado para suas necessidades a partir desta mudança. O Crei existe há quase dois anos e promove a educação inclusiva dando suporte à política educacional de Uberaba. O objetivo é atender à demanda dos alunos especiais e com dificuldades acentuadas de aprendizagem em relação ao acompanhamento neurológico, psicológico, fonoaudiológico, entre outros. Os atendimentos são feitos em parceria com as salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), instaladas nas escolas e Cemeis.

Monica Cussi

Comunicação SEMED

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar