WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

05/07/2016 - 90% dos gestores de escolas municipais aderem ao projeto Vivências

Os encontros foram direcionados à humanização e desenvolvimento de habilidades pessoais, para serem aplicados na gestão escolar


O projeto Vivências, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), finalizou as atividades do primeiro semestre com saldo positivo. O Museu do Zebu foi o local de confraternização do último encontro e, também, onde aconteceram as atividades com gestores das escolas municipais de ensino fundamental. A parceria com a ABCZ/Museu do Zebu foi fundamental para a realização das atividades propostas, como conta a assessora de Programas Federais, Gleicemar Barcelos.


A proposta, seguiu uma diretriz de humanização, idealizada pela secretária de Educação, Silvana Elias. Diante de um diagnóstico, feito por meio de informações do Fala Educação, em que ela conversou com os profissionais e viu a necessidade de formatar esse momento com os gestores das unidades escolares. Foram 20 encontros quinzenais que significaram ações de fortalecimento pessoal, acolhimento e desenvolvimento de habilidades pessoais. As Vivências foram realizadas em espaços neutros, sem custos para a prefeitura, com a participação de uma equipe de três psicólogos da Semed, uma psicóloga da Secretaria de Saúde e duas pedagogas da Semed, Gleicemar Barcelos e Ana Sbrissa.

De acordo com Gleicemar, o projeto foi democrático e os gestores foram convidados a participarem, para que se sentissem à vontade para a construção de uma liderança confiante, com muita autonomia. “Foi um chamamento para o fortalecimento pessoal, o equilíbrio, para se refletir na prática cotidiana. Atendemos e cumprimos o objetivo, com a adesão de 90% dos profissionais”, afirma.


O curso Vivências, como propôs a secretária de Educação Silvana Elias, segue alguns princípios, como o fomento do desenvolvimento da gestão democrática; aperfeiçoar as habilidades de comunicação assertiva do gestor com a comunidade escolar, estimulando a prática de feedback; otimizar a mediação e a resolução de conflitos, por meio da potencialização da argumentação individual e grupal, entre outros.

Para o segundo semestre de 2016, Gleicemar informa que, no primeiro encontro, será feita uma avaliação das atividades passadas e oferecer a oportunidade de se modificar as atividades de acordo com a opinião coletiva e democrática. “Agradecemos muito a atenção do gerente executivo do Museu do Zebu, Thiago Ricciopo e acreditamos que o local foi muito importante para alcançarmos nossos objetivos, de levar o gestor para um lugar neutro, onde ele pudesse realmente refletir sobre o seu desenvolvimento pessoal, longe do ambiente de trabalho”, completa.

Jorn. Monica Cussi

Comunicação Semed

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar