WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

02/07/2016 - Bairro Tancredo Neves recebe Centro Municipal de Educação Infantil

Mais três unidades iguais serão entregues até o fim do ano.


Eva Rodrigues, representante dos pais do Bairro Tancredo Neves, localização do novo Cemei Professora Eunice Pühler acredita que todos os pais que deixam seus filhos em unidades municipais se sentem tranquilos e felizes para irem trabalhar, pois sabem que as crianças estarão bem cuidadas.


“Eu vejo Eunice Pühler, passeando por aqui com seu passo manso como eu via na Praça Dom Eduardo. Eu vejo Eunice com seu sorriso discreto e terno olhando para as crianças, eu vejo Eunice a gigante mulher miúda que permeava a vida de muita gente. Eunice não morreu, Eunice caminha entre nós e estará entre nós para sempre neste Cemei”. Foi com essa fala que a secretária de Educação de Uberaba, Silvana Elias, conseguiu expressar a emoção em inaugurar mais uma unidade, das 15 que serão entregues até o fim de 2016. Ela citou que mais três bairros receberão Cemeis com os mesmos padrões, conforme já anunciado, sendo eles, Jardim Copacabana, Recreio dos Bandeirantes e Residencial 2000.


O médico Platão Pühler, filho de Eunice, representou os filhos, netos, familiares e amigos dela presentes durante a inauguração e agradeceu a homenagem. “Não tenho dúvida que essa é a maior homenagem que ela já recebeu, porque não vejo como ela poderia ficar mais feliz se ela pudesse estar dentro de uma escola como essa, com capacidade para 220 alunos. Isso era o suprassumo do que um dia ela poderia sonhar. Não temos outra coisa a fazer senão agradecer”, completa enfatizando que, na medida do possível, a família irá acompanhar a escola.


Sílvia Carvalho, diretora que iniciou as aulas com as turmas de 4 e 5 anos, no espaço emprestado pela Escola Estadual Lauro Fontoura, representou a diretora Ytiane Clícia Lazarini, que estava internada e agradeceu a toda a equipe da escola, que trabalhou e tem certeza que dará continuidade ao trabalho para oferecer educação de qualidade em Uberaba.


O prefeito Paulo Piau afirma que a escolha do nome da escola teve uma avaliação profunda de uma equipe e ele se sente muito feliz, pois tinha muita afeição pela professora Eunice. “Essa escola já começa bem porque tem o nome de Dona Eunice”, finaliza.


Cemei Professora Eunice Pühler - A capacidade de atendimento é de até 224 crianças, em dois turnos (matutino e vespertino), e 112 crianças em período integral. As escolas de educação infantil são destinadas a crianças na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses, distribuídos da seguinte forma: Creche I – 0 até 18 meses; Creche II – 18 meses até 3 anos; Creche III – 3 anos até 4 anos; Pré-escola – para crianças de 4 até 5 anos e 11 meses. O valor orçado para esta obra foi de R$ 1,6 milhão.


Eunice Pühler - Eunice de Sousa Lima Pühler nasceu em Perdões (MG), em 1918.Foi escritora, ensaísta, poetisa, neta, filha, irmã, esposa e mãe de professores. Fundadora e diretora do Grupo Escolar Uberaba em 1945; diretora do Colégio Dom Eduardo por 30 anos, Inspetora do Colégio N. Sra. Das Dores, professora de psicologia na Faculdade Santo Tomaz de Aquino - FISTA e no Colégio Estadual Castelo Branco (Escola Normal).


Proprietária e dirigente do Colégio Cristo Rei, durante 35 anos. Eunice destacou-se sempre por sua enorme vivacidade e alegria, completa dedicação à educação e pelo imenso potencial humano que caracterizou sua personalidade. Cidadã uberabense por opção e concessão da comunidade, dedicou trinta anos de magistério à juventude de Uberaba e, em plena atividade cultural, fez sensível homenagem à sua terra natal com As Mil e Uma Ruas Por Onde Andou... Minha Infância. Escreveu quase 20 livros infantojuvenis.


Participou de várias edições das revistas Convergência e Cosmovisão. Participou, também, de inúmeros Salões do Livro de Minas Gerais, e Encontros de Literatura em todo o país. Ocupou a Cadeira nº 932 da Academia de Letras do Triângulo Mineiro. Faleceu em Uberaba no dia 10 de junho de 2007.


Algumas obras publicadas: Menino do Mar; Menino de Cristal; Menino do Cerrado - 3 V.; Menina Rosa; Menina dos Olhos de Deus; Coração do Cerrado; Bichos do Cerrado.


Jorn. Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar