WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

29/06/2016 - Escolas municipais recebem premiação por melhor pontuação na Gincana Ambiental

Alunos da rede municipal iniciaram a Gincana Ambiental no da 17 de maio e o objetivo foi promover ações de sustentabilidade na comunidade, por meio da educação ambiental, com equipes compostas pelos Agentes de Meio Ambiente (AMA) de cada escola do município, coordenadas pelo professor orientador do Grupo de Liderança. Porém, nesta quarta-feira, às 14 horas, no Ceta (Univerdecidade – Parque das Barrigudas), as escolas vencedoras receberão premiação, de acordo com a pontuação alcançada pelas atividades realizadas.


As equipes coletaram os resíduos (pilhas, baterias e óleo de cozinha), que ficaram armazenados nas respectivas escolas, sob supervisão e responsabilidade dos professores-orientadores dos AMA.


Durante a realização da Gincana, cada escola acumulou pontos referentes à divulgação e palestras de conscientização feitas pelos grupos de Agentes Mirins Ambientais e outras atividades, conforme o regulamento. A Semed acompanhou o desenvolvimento das atividades e fez a computação e validação dos pontos de cada equipe, com o acompanhamento dos professores-orientadores.


As pilhas e baterias foram armazenadas em contêineres doados pela rede de Drogarias São Paulo e destinadas para reciclagem. O óleo de cozinha foi recolhido pela empresa Biorrenova que dará a destinação correta ao resíduo.


A gincana será vencida pela equipe que obtiver o maior número de pontos, referentes ao material coletado, de acordo com o regulamento. O educador ambiental da Secretaria Municipal de Educação, Luis Gustavo Oliveira, afirma que as atividades de educação ambiental têm que ser de teor participativo, inseridas no contexto da escola que é local formador de pessoas que tenham condições de opinar e decidir sobre as questões ambientais no futuro.


Alguns trabalhos de educação ambiental, dentro e fora da escola também foram realizados como as ações Limpando o Rio Grande e plantio de 600 mudas de árvores, bem como distribuição de 1500 mudas de ipês amarelos e roxos.


Depois desta etapa, as escolas municipais serão transformadas em pontos de coletas. Ele também afirma que a população será informada sobre os pontos de coleta destes resíduos na cidade, bem como os danos ambientais causados pelo descarte incorreto desses materiais. “As escolas municipais serão transformadas em locais de coleta de destinação destes resíduos para reciclagem, como continuidade da Ação de Sustentabilidade nas unidades”, finaliza.

Jorn. Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar