WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

28/06/2016 - Uberaba registra aumento de 63,7 % no número de alunos atendidos em Tempo Integral, comparando-se a 2012

A Prefeitura de Uberaba e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) apresentam, nesta terça-feira (28), o evento “Um olhar avaliativo para a Educação em Tempo Integral”, as 19h30, no anfiteatro Mário Pimenta Camargo, sede administrativa. Tratam-se dos resultados do trabalho realizado com alunos que participam da proposta de Escolas de Educação Integral, definidas pelo Ministério da Educação, como aquelas que ofertam, no mínimo, 7 horas diárias para atividades de ensino/aprendizagem.


Em Uberaba, existem experiências com até 10 horas de permanência de crianças e adolescentes nos Cemeis e escolas municipais. A ampliação da jornada escolar da Rede Municipal de Ensino tem sido ofertada para crianças de 4 meses a 5 anos de idade; para, preferencialmente, as turmas de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, em zona urbana; para as turmas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, em relação às escolas do campo e para as turmas do Ensino Fundamental, que não estão inseridas na proposta de Tempo Integral desenvolvida junto ao plano curricular, tanto na zona urbana quanto no campo, há a oferta de atividades da Jornada Ampliada, desenvolvidas no contra turno ao Ensino Regular.


Essa ação é realizada pela Diretoria de Ensino, com total apoio da Diretoria de Apoio à Educação Básica e da Diretoria de Assuntos Esportivos e Educacionais, da Semed. Além das atividades pedagógicas, esportivas e culturais, registra-se também o atendimento, em todas as Unidades Escolares Municipais, dos alunos com as mais diversas deficiências.


A secretária de Educação, Silvana Elias, convida a todos os envolvidos com os processos políticos educacionais em Uberaba e região, para que conheçam e lancem o olhar avaliativo para a proposta de Tempo Integral realizada nas escolas municipais. “Sabemos que quanto mais tempo o aluno permanece na escola, mais aumenta a capacidade de aprendizagem. O período estendido permite mais interação com o conhecimento, com os recursos de aprendizagem, com os professores ou educadores, com os colegas”.


Dados do Tempo Integral – De acordo com o Censo Escolar, Uberaba atendeu 12 mil alunos no ano de 2015, em Tempo Integral. Em relação a 2012, houve aumento de 63,7% no número de alunos atendidos em 77 unidades escolares.

Jorn. Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar