WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Arquivo Público

24/06/2016 - PMU inaugura a Hemeroteca Digital

A Prefeitura Municipal, por meio da Superintendência do Arquivo Público de Uberaba, apresentou, nessa quinta-feira (23), o site “Memorial da Imprensa”, que garante acesso aos jornais produzidos em Uberaba de 1875 a 2003.


O projeto foi criado a partir de parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, por meio da Superintendência do Arquivo Público de Uberaba, do Arquivo Público Mineiro, da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa e da Secretaria Estadual de Tecnologia e Ensino Superior, com financiamento da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).


Os documentos estão disponibilizados em formato digital e atendem a Lei de Acesso à Informação do município, que considera informação digital livre e de domínio público. A digitalização do material teve início em 2013 e terminou no início de 2016. O Arquivo Público contou com o auxílio de 12 estagiários da UFTM, da Uniube e da Unipac contratados pela Fapemig.


“Este trabalho não tem preço. É motivo de orgulho e patrimônio da nossa cidade. É a oportunidade que temos para preservar nossa história e viajar para o passado para conhecer as pessoas que construíram nossa Uberaba. Eu também não poderia deixar de agradecer, é claro, a todos aqueles que empreenderam a imprensa escrita na cidade”, declara o prefeito Paulo Piau.


A superintendente do Arquivo Público, Marta Zednik de Casanova, explica o trabalhoso processo de disponibilização do material. “É preciso catalogar página dos jornais, digitalizar, indexar e, só depois, o arquivo é enviado para internet”, Marta pontua.


Ao todo, 200 mil imagens foram digitalizadas em Uberaba e, agora, na segunda etapa do trabalho, a meta é disponibilizar arquivos dos jornais do Alto Paranaíba e outras regiões do Triângulo Mineiro.


O memorial pode ser acessado pelo site http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/modules/memorial_imprensa/index.php.

Thaís Contarin – estagiária Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Arquivo Público



Voltar