WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

11/11/2009 - Seds conclui cursos de nutrição alimentar e cuidadores de idosos

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) prepara a entrega dos certificados às pessoas que participaram dos cursos de Nutrição Alimentar e Cuidadores de Idosos. Para os participantes do curso de cuidadores de idosos a solenidade será nesta sexta-feira (13), às 17h, na Unidade de Atenção ao Idoso (UAI). O outro curso terá a entrega de certificados agendada.

A primeira turma do Curso de Capacitação para Cuidador de Idosos foi desenvolvida pela Seds em parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). A turma é composta por 40 pessoas, sendo 20 que já atuam como cuidadores de idosos nos asilos que compõem a rede complementar de Assistência Social conveniadas com o Município e famílias atendidas pelos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), e a outra metade, beneficiários do programa Bolsa Família.

As aulas foram ministradas por profissionais da UFTM, das áreas de Psicologia, Nutrição, Enfermagem, Terapia Ocupacional e Fisioterapia, além de contar com o auxílio de quatro alunos de cada área. Já a primeira turma do Curso de Nutrição Alimentar é formada em parceira com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). As aulas foram realizadas no Centro Social Dr. Décio Moreira, na av. Guilherme Capucci, bairro Elza Amui. Ao final do curso, as manipuladoras receberam uma apostila com as técnicas de manipulação, armazenamento, congelamento e reaproveitamento de alimentos.

Com recursos federais, foi montada uma unidade de educação alimentar e nutricional no Cras, que conta com uma sala de aula e uma cozinha experimental, devidamente equipada com cadeiras estofadas, computador, aparelho de DVD, TV 29”, armários, fogão de seis bocas, forno microondas, utensílios de cozinha, materiais de consumo e didático. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Maria Thereza Rodrigues da Cunha, os cursos buscam capacitar a rede de proteção social.

No caso dos cuidadores, o curso atendeu a um pedido da Associação de Asilos, e através da parceria com a UFTM, 20 beneficiários do “Bolsa Família” tiveram a chance de se profissionalizar, encarando o mercado de trabalho com mais preparo. No caso do Curso de Nutrição Alimentar, foram capacitados representantes de 120 instituições conveniadas à Seds e integrantes do programa Bolsa Família, para que melhorem a alimentação em suas unidades e em suas próprias casas, respectivamente.

Alexandre Pereira (11/11/09)

Diretoria de Comunicação

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar