WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

06/04/2009 - Prefeito e secretário cobram melhores índices para a educação durante posse

Discursos pregando o avanço na qualidade de ensino e a maior participação dos pais no processo ensino-aprendizagem deram a tônica à cerimônia de posse dos diretores de escolas da rede municipal (32 mulheres e dois homens) quinta-feira à noite no Cine Teatro Municipal Vera Cruz. 

Com espaço lotado por convidados dos empossados e das comunidades escolares, o prefeito Anderson Adauto enfatizou a importância do modelo implementado para a escolha dos diretores. Uma iniciativa que contemplou a capacidade de gestão e o voto direto de pais, alunos e servidores. Conforme o prefeito espera-se dos eleitos alento para melhorar a cada dia a qualidade do ensino oferecido em Uberaba. 

Marcos Bordon, o secretário municipal de Educação, ressaltou a ligação umbilical união umbilical da Secretaria com as escolas para dizer que o sucesso ou o insucesso da educação municipal é fruto do trabalho conjunto. “Quando idealizamos o curso e o pré-projeto para novos diretores como passaporte para a oficialização das candidaturas, queríamos que o diretor empossado estivesse apto para o cargo com conhecimento básico que entendemos como ideal para que possam administrar a escola e consequentemente com isto, atingir nossos objetivos de melhorar a qualidade de ensino”, ressaltou o titular da Semec.

A interação escola comunidade como caminho para os melhores resultados foi ressaltado pelo secretário. Dentro deste conceito ele orientou aos novos diretores que se despertem para a capacidade de interagir, sobretudo com os pais. De acordo com ele, não se pode permitir que a família terceirize a educação dos filhos e escola sozinha não pode se comprometer com esta situação.

Precisamos que a escola compartilhe com os pais e vice-versa”, arrematou. Para isto pediu o fortalecimento do Conselho Escolar em cada uma das unidades de ensino. Sugeriu ainda que as escolas se tornem ambientes de aprendizagem global com características de educadoras visando a formar pessoas conscientes de suas obrigações cidadão. 

Compromisso. Após os discursos, dois momentos marcaram a solenidade. Um deles a apresentação de flautas de alunos do projeto ‘Jovem Músico’. O outro, a assinatura de termo de compromisso por todos os diretores, conforme previsto no edital. O termo, inédito, traz as diretrizes da Secretaria de Educação como um norte a ser trabalhado nos quatro anos. Entre os compromissos estão o de acompanhar as metas do contrato de gestão que prevê, entre outros, o incremento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e da leitura. 

A presidência do Legislativo foi representada pelo vereador professor Carlos Godoy. Além dele, vários vereadores prestigiaram no evento, assim como os deputados Adelmo carneiro leão (estadual) e Paulo Piau (federal).

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar