WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

10/06/2016 - Interdisciplinaridade

Alunos de Cemei visitam Parque Paleontológico de Uberaba nesta sexta

Na manhã desta sexta-feira (10), alunos de 4 anos do Cemei Luciano Portelinha Mota, participarão de uma etapa do projeto Pequenas Curiosidades, Grandes Descobertas, idealizado pela professora Lucimar Alessandra Pereira, a partir das 7h30. Eles visitarão o Parque Paleontológico de Peirópolis. A iniciativa surgiu de um gibi, quando a professora percebeu uma rodinha de conversa interessada em uma figura de dinossauro.


“Começaram as perguntas. Eram tantas que o contexto da aula teve que ser outro. Iniciou-se então uma pesquisa, primeiro com a leitura do gibi, depois em livros no acervo da escola e buscas no Google. E o universo para o aprendizado estava de portas abertas, com total predisposição para a construção de algo significativo. O momento perfeito para transformar curiosidade em conhecimento!”, conta a professora.


O projeto, segundo ela, nasceu desta forma, pretendendo ampliar as portas da sala de aula. Entre diversos temas, ela cita algumas ideias de transversalidade: fazer com que os alunos conheçam as diferentes espécies de dinossauros; diferenciar a alimentação dos dinossauros: carnívoros e herbívoros; compreender o modo de sobrevivência das espécies; aprender o que é extinção; oportunizar um momento de contato com a natureza por meio da pesquisa de campo e estimular a observação, o raciocínio e a curiosidade. 


Entre as etapas, ela destaca que há a leitura de gibis e livros, a coleta de informações, a coleção de dinossauros, a construção de maquetes.


A culminância do Pequenas Curiosidades, Grandes Descobertas será feita por meio da pesquisa de campo no Parque Paleontológico de Peirópolis com visita ao Museu do Dinossauro, onde se encontram réplicas. Na unidade escolar, os alunos farão a apresentação da Feira de Ciências com a exposição do material produzido durante o projeto e relato da pesquisa de campo.


Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar