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Educação e Cultura

04/06/2016 - Escolas municipais se transformam em pontos de coleta de pilhas, baterias e óleo de cozinha

Alunos da rede municipal iniciaram a Gincana Ambiental, que tem como objetivo promover ações de sustentabilidade na comunidade, por meio da educação ambiental, com equipes compostas pelos Agentes Ambientais Mirins de cada escola do município, coordenadas pelo professor orientador do Grupo de Liderança / Jornada Ampliada.


O educador ambiental da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Luís Gustavo Ferreira Oliveira, também coordenador da Gincana, considera que a ação é importante para orientar sobre o descarte correto de pilhas, baterias e óleo de cozinha, bem como a possibilidade de descarte e reciclagem destes materiais, além de promover a autonomia e o conhecimento, por meio da pesquisa, do planejamento e da oralidade na prática com as palestras. Ele também afirma que a população será informada sobre os pontos de coleta destes resíduos na cidade, bem como os danos ambientais causados pelo descarte incorreto desses materiais. “As escolas municipais serão transformadas em locais de coleta de destinação destes resíduos para reciclagem, como continuidade da Ação de Sustentabilidade nas unidades”, diz.


As equipes terão o prazo do dia 17 de maio, Dia Mundial da Reciclagem, até o dia 30 de junho para coletar os resíduos (pilhas, baterias e óleo de cozinha). Estes resíduos ficarão armazenados nas respectivas escolas em local a ser determinado pela direção e sob supervisão e responsabilidade dos professores-orientadores dos AMA.


Serão computados pontos referentes à divulgação e palestras de conscientização feitas pelos grupos de Agentes Mirins Ambientais, com pontuações registradas conforme o regulamento. A Semed ficará responsável pelo acompanhamento das atividades desenvolvidas nas escolas e, ao término do prazo estipulado, fará a computação e validação dos pontos de cada equipe, com o acompanhamento dos professores-orientadores.


As pilhas e baterias serão armazenadas em contêineres doados pela rede de Drogarias São Paulo e destinadas para reciclagem. O óleo de cozinha coletado será recolhido pela empresa Biorrenova que dará a destinação correta ao resíduo.


A gincana será vencida pela equipe que, ao final da competição, obtiver o maior número de pontos, referentes ao material coletado, de acordo com o regulamento. Luis Gustavo afirma que as atividades de educação ambiental têm que ser de teor participativo, inseridas no contexto da escola que é local formador de pessoas que tenham condições de opinar e decidir sobre as questões ambientais no futuro.


Alguns trabalhos de educação ambiental, dentro e fora da escola já estão sendo realizados, como as ações Limpando o Rio Grande, plantio das árvores nas escolas e, agora, a Gincana Ambiental. Dessa forma, estamos fortalecendo na escola o papel que ela tem no enfrentamento das questões ambientais, principalmente onde tem vulnerabilidade socioambiental.


Jorn. Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU

 
 
 

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