WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

26/05/2016 - Arborização Urbana: escolas municipais começam a receber as mudas de plantas típicas do cerrado

As escolas da rede municipal de ensino de Uberaba recebem, a partir de hoje (25), uma extensão do projeto de Arborização Urbana, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, atendendo a um desejo antigo da secretária de Educação Silvana Elias em promover ações ambientais com plantio de árvores. A primeira unidade a receber as mudas de Ipês brancos e Amarelos foi o Cemei Cláudia Aparecida Vilela Mesquita.


A diretora Camila Passos de Menezes, afirma que a unidade tem poucas árvores e muito espaço, porém, os 256 alunos sentem falta de uma sombra. “Envolve-se ai também a questão do ar, pois aqui por perto existem muitas fazendas e são feitas queimadas. Poderemos aproveitar para realizar um trabalho com enfoque pedagógico sobre a preservação da natureza. As crianças já viram as mudas e agora vamos dar o suporte para que elas acompanhem o desenvolvimento da planta”, diz.


O biólogo Luís Gustavo Oliveira, que desenvolve projetos ambientais para a Secretaria de Educação, intercedeu junto à Secretaria de Meio Ambiente para conseguir as mudas, doadas por uma Usina da região de Uberaba, em contrapartida de compensação ambiental. Ele indica que está fazendo um diagnóstico de necessidade de plantio, das espécies adequadas a cada unidade e até mesmo se as árvores não serão atrativos para insetos que possam prejudicar a saúde das crianças. “Inicialmente planaremos em 12 unidades 500 mudas, com pretensão de estender à todas as unidades da rede municipal que apresentarem a demanda”, completa.


Ele garante que além de ajudar o meio ambiente, os Agentes Ambientais Mirins também estão envolvidos no projeto e vão acompanhar o desenvolvimento da planta para evitar pragas. O trabalho interdisciplinar promoverá a integração desses alunos, que são do Ensino Fundamental, com as ações feitas nos Cemeis. “Alunos de escolas mais próximas dos Cemeis farão o monitoramento do projeto, contribuindo para a efetividade do mesmo”, conclui.


Silvana Elias, secretária de Educação sabe que o cuidado com a natureza contribui para o bem estar das pessoas. Como o prefeito Paulo Piau tem investido em infraestrutura, alimentação e valorização dos profissionais da educação, é importante todos fazerem a sua parte, contribuindo com o mínimo: cuidando do meio em que vivem.


Jorn. Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar