WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

20/05/2016 - Caça ao Aedes continua: escolas da rede municipal começam a entregar resultados da campanha

Vinte e cinco mil alunos e os respectivos professores da rede municipal estão mobilizados, desde o início do ano, em campanha intitulada Caça ao Aedes, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e já começam a entregar os resultados. A finalidade era de promover uma ação interdisciplinar nas 68 unidades escolares, abordando a conscientização em relação às doenças provocadas pelo mosquito Aedes Aegypti: Dengue, Febre Chicungunya e Zika Vírus. O lançamento da campanha foi feito com um apitaço pela cidade, simultaneamente em todas as escolas, em parceria com redes estadual, particular, clubes de serviço, empresas e instituições de Uberaba. 


A ação conta com total apoio do prefeito Paulo Piau e da Secretaria de Saúde, para o incentivo ao combate. “Vamos vencer essa guerra, porque a cada 10 mosquitos, 8 estão dentro da nossa casa. Se fizermos a nossa parte, ninguém morre”, considera Piau.


A campanha foi organizada pela equipe do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI do Programa Saúde na Escola – PSE) e equipe da Semed e, em junho, acontecerá a culminância dos projetos apresentados à Semed. Gleicemar Barcelos, assessora dos Programas Federais e membro do GTI, afirma que as escolas que ainda não entregaram o material solicitado já podem procurar a Semed até o dia 22 de junho.


As escolas receberam orientações sobre todos os passos da campanha, que incluem: coleta e apresentação de recicláveis: tampas de garrafa de plástico e de vidro, garrafa pet, latas de alumínio, vasilhames usados, pneus, papel de bala entre outros; assegurar o apoio de Cemeis, das Escolas de Educação Infantil e de Clubes de Serviços, Associação de Moradores, Sindicatos, ONGs, etc; promover momentos de criação, cujos resultados sejam desenhos (alunos do 1º ao 5º ano) e redações (alunos do 6º ao 9º ano e Ensino Médio) redigidas com caneta de tinta azul ou preta, contendo no mínimo 15 e no máximo 30 linhas (descontado o título) e letra legível, atendendo os critérios de criatividade, coesão, coerência e fidelidade ao tema; listar os endereços das residências ou lotes vagos constando nome do proprietário onde haja sujeira e possibilidade de foco e anexar fotos desses locais; registrar todas as ações.


Além disso, as escolas cumprirão atividades facultativas, como produção e a declamação de poemas com o tema “Comunidade Escolar Mobilizada Contra o Aedes Aegypti”; promover a produção e apresentação de música com o tema “Comunidade Escolar Mobilizada Contra oAedes Aegypti”; promover a produção de curta metragem (de 1 a 5 minutos) com o tema “Comunidade Escolar Mobilizada Contra o Aedes Aegypti”; realizar atividade educativa com os pais sobre a prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti e comprová-las por fotos ou vídeos e relatos.


Os resultados das ações serão comprovados por meio de fotografias, vídeos curtos, relatos e planilhas ou por qualquer outro instrumento que possa ser visualizado. As redações, os desenhos, os DVDs, com imagens ou vídeos, e as listas de endereços de terrenos vagos, onde exista possibilidade de foco, constando nome do proprietário, deverão ser enviadas à SEMED. Os vídeos poderão ser exibidos no telão, durante o evento, mas caso não haja tempo hábil para a exibição de todos, alguns serão selecionados por equipe especializada.


Para a secretária de Educação, Silvana Elias, a escola é uma célula de transformação. “Temos que fazer este tipo de apelo, senão não estamos educando”, completa.


Jorn. Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU

 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar