WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

19/05/2016 - Educadores recebem capacitação do Programa Saúde na Escola, com ênfase em alimentação saudável

O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. Para a eficiência deste programa, é necessário treinar os profissionais responsáveis pelas ações dentro das unidades escolares. Nesta quarta-feira (18) aconteceu a finalização do segundo módulo do curso: Promoção da Alimentação Saudável, com palestra da Dra. em Nutrição, vice-coordenadora do Curso de Nutrição da UFTM, Estefânia Maria Soares Pereira. Ela também trabalha na área de Saúde Pública, com ênfase em educação alimentar e nutricional, atenção primária e secundária de adultos e idosos, e capacitação de trabalhadores.


Ela abordou temas como os principais problemas enfrentados pelos brasileiros desde a nutrição até a obesidade, além da alimentação inadequada. A doutora também deu recomendações sobre o equilíbrio alimentar. Durante o curso, Estefânia apresentou o guia alimentar com atividades práticas para os educadores realizarem com os alunos.


De acordo com a equipe do PSE, da Semed, o curso foi dividido em módulos, com as próximas temáticas: Promoção da Saúde Mental no Território Escolar; Promoção da Cultura de Paz e Direitos Humanos; Saúde e prevenção nas Escolas (SPE) - Prevenção ao Uso de Álcool, Tabaco, crack e outras Drogas; Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE): Direito Sexual e Reprodutivo e Prevenção das DST/aids; Práticas Corporais e Atividade Física.


De acordo com a equipe do PSE da Semed, a articulação entre escola e rede básica de Saúde é o alicerce do Programa Saúde na Escola, pois são estratégias de prevenção em prol da saúde dos nossos educandos. Trabalhar temas pontuais mostra, para os alunos, a importância da construção de uma vivência e convivência diferenciada dentro da escola. O PSE visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. 

Jorn. Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar