WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Arquivo Público

13/05/2016 - Arquivo Público revela pesquisa inédita sobre abolição da escravatura

Em homenagem ao aniversário do dia 13 de maio de 1888, trabalho realizado a partir de acervos jornalísticos será publicado
 
A Superintendência do Arquivo Público de Uberaba prepara uma homenagem especial à abolição da escravatura no Brasil, nesta sexta-feira (13). Após uma ampla e profunda pesquisa, o Arquivo vai disponibilizar informações importantes e históricas sobre o dia da abolição e as consequências sociais visíveis na sociedade uberabense.


De acordo com a superintendente do Arquivo Público, Marta Zednik de Casanova, os pesquisadores da instituição recorreram ao acervo dos jornais Lavoura e Comércio, Gazeta de Uberaba, O Wagoom, Correio Católico, Jornal da Manhã e Jornal de Uberaba, com o objetivo de construir um retrato fiel e histórico sobre os acontecimentos do dia 13 de maio de 1888.


“A preservação do patrimônio histórico de Uberaba sempre foi uma bandeira no atual governo municipal. O prefeito Paulo Piau pediu especificamente para que os acervos jornalísticos fossem preservados e recuperados. Nossa pesquisa contempla jornais de 1879 até 2015, um período considerável de tempo”, afirma a superintendente.


Ainda segundo Marta, a disponibilização da pesquisa estimula a elaboração de estudos acadêmicos sobre o tema. “A ideia é que surjam mais teses de mestrado e doutorado sobre o assunto, a partir das informações inéditas que descobrimos”, conta.


A partir desta sexta, a pesquisa completa poderá ser acessada pelo público, por meio do link arquivopublicouberaba.blogspot.com.br e do Facebook da Superintendência do Arquivo Público de Uberaba.


A maioria dos jornais armazenados no Arquivo Público já foi digitalizada pelos pesquisadores, e encontra-se disponível na internet para consulta e uso público, no endereço http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/modules/memorial_imprensa/index.php.

Breno Cordeiro (estagiário Secom/PMU)

Acesse: www.facebook.com/PrefUberaba

 
 
 

Outras Notícias: Arquivo Público



Voltar