WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

10/05/2016 - Cinco mil pessoas acompanham passagem da Tocha em Uberaba

De acordo com informações da Polícia Militar, 5 mil pessoas acompanharam a passagem da Tocha Olímpica pela cidade no último domingo (8). O ponto de maior aglomeração foi na região da Praça Manoel Terra, em frente ao Mercado Municipal, onde o prefeito Paulo Piau fez o descerramento do Monumento da Tocha Olímpica.
 
“Ter a passagem da tocha em Uberaba é um marco para a cidade que agora fará parte da história das olimpíadas de 2016. É um evento que valoriza a cidade, mas principalmente, dá destaque ao nosso esporte e os nossos atletas que estão carregando a tocha. Sem contar que as nossas crianças tiveram a oportunidade de ver de perto esse símbolo olímpico que representa superação, garra, força de vontade, união e principalmente esperança que vemos na história de cada atleta olímpico e paraolímpico”, destaca Piau.
 
A Orquestra Jovem e a Orquestra Viola de Ouro, ligadas à Fundação Cultural fizeram apresentações culturais na praça antes da chegada da tocha no local. Outras manifestações como a Folia de Reis, as Artes Urbanas, o Catira, os Ternos de Congo e Moçambique também foram apresentadas ao longo do percurso.
 
A diretora de Assuntos Esportivos Educacionais (DAEE), Fernanda Roqueti, foi a responsável por conduzir a tocha até o canteiro da praça Manoel Terra, onde foi colocado o Monumento da Tocha.
 
O monumento, criado por meio do Concurso Público Nacional Passagem Tocha Olímpica 2016, representa o marco da passagem da chama olímpica pela cidade. O vencedor do concurso, Luciano Gomides, confessa que o processo de construção da obra foi muito angustiante. “Nós trabalhamos muito duro para a construção do monumento. Estávamos com muito medo de não conseguirmos deixar tudo pronto a tempo, então foi um grande alívio quando a vimos pronta. É uma alegria muito grande”, ressalta Luciano.
 
O vencedor do concurso explica que buscou uma forma simples e direta pra traduzir a representação do símbolo olímpico. “Durante o evento não foi possível perceber por causa da claridade, mas o monumento de aço têm algumas luzes. Quem observá-lo ao pé da praça, durante a noite, poderá perceber que o objeto cilíndrico e iluminado nos faz lembrar da tocha”, avalia Luciano.
 
Durante os quase 3 quilômetros de percurso, 15 condutores tiveram a oportunidade de carregar a tocha por 200 metros. Os condutores percorreram a avenida Leopoldino de Oliveira na seguinte ordem: Adam Francis Dolman, Valdeir de Cacio de Oliveira,  Felipe Souza de Amorim, Renata Mendes de Sousa Carmo Borges, Ricardo Delair Barbosa,  Fernanda Roqueti, José Humberto Rodrigues, Hélio Carlos Caetano Júnior, Isabella Almeida Lima, Maria Bethania Melo, Eduardo Gonçalves Amaral Moreira, Adrien Montfaucon, Alfredo Moser, Guilherme Gustavo de Lima Norberto e Reginaldo Iorides Damião.
 
Estiveram presentes na cerimônia a primeira-dama Heloisa Piau; o presidente da Câmara Municipal de Uberaba, Luiz Humberto Dutra; o deputado federal, Adelmo Leão e secretários.
 
Thaís Contarin – estagiária Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar