WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

06/05/2016 - Uberaba recebe Prêmio de Boas Práticas de Gestão Municipal por projeto do Meio Ambiente

A Secretaria de Meio Ambiente foi vencedora do VI Prêmio Mineiro de Boas Práticas de Gestão Municipal - Eixo de Gestão Ambiental com o Projeto de Gestão Integrada de Sistemas Agroambientais. A premiação foi realizada na quarta-feira (04), em Belo Horizonte, durante o 33º Congresso Mineiro de Municípios.


O projeto vencedor começou a ser executado em 2013, no início do mandato do prefeito Paulo Piau. O trabalho vem sendo realizado na bacia do mutum e foi desenvolvido em parceria com o Setor sucroalcooleiro pela Usina CMAA – Companhia Mineira de Açúcar e Álcool, o Sindicado dos Produtores Rurais de Uberaba, o Codau e o Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM. 


Conforme explica o secretário adjunto de Meio Ambiente, Marco Túlio Machado Borges, que esteve presente no evento e recebeu a premiação pela Prefeitura, o projeto vem sendo desenvolvido para a proteção das microbacias. O piloto foi feito na Bacia do Mutum, onde a primeira fase foi finalizada, depois a iniciativa foi expandida para a Bacia da Vida e a secretaria já possui um terceiro local em estudo para o desenvolvimento das ações.


Marco Túlio destaca que, o projeto envolve a recuperação das estradas rurais, chamadas de estradas ecológicas, a regularização dos pequenos produtores através do CAR (Cadastro Ambiental Rural), a recuperação de áreas protegidas como nascentes e APPs (Área de Preservação Permanente), além da substituição de fossas negras por fossas sépticas. Um trabalho que influencia diretamente na bacia do Rio Uberaba que abastece o município, melhorando a quantidade da água, a qualidade a e captação.


O prêmio contou com a inscrição de 150 projetos, dos quais cinco foram finalistas para cada eixo. Sendo Uberaba vencedora do eixo de Meio Ambiente.


“Esse prêmio foi criado justamente para divulgar as boas práticas de gestão, de forma que os outros municípios possam ter como modelo uma prática de gestão ambiental que vem sendo desenvolvida e que já apresente resultados extremamente positivos, como o que adotamos em Uberaba”, explica Borges.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar