WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

30/04/2016 - Três pessoas ligadas à Secretaria de Educação foram escolhidas para o revezamento da Tocha Olímpica em Uberaba

Foram divulgados hoje, oficialmente, pelo Comitê Olímpico Rio 2016, os nomes das 14 pessoas que participarão do revezamento da Tocha Olímpica, em Uberaba, no dia 08 de maio. Dois deles são alunos da Rede Municipal de Ensino, Guilherme Norberto Gustavo de Lima e Isabella Lima Almeida e uma é a professora e diretora da Diretoria de Assuntos Esportivos Educacionais (DAEE) , Fernanda Roqueti.


Os alunos foram selecionados por um dos patrocinadores Rio 2016, durante eventos realizados de agosto a novembro de 2015, em que participaram alunos de diversas escolas de Uberaba e região. Durante o processo de seleção, os alunos passaram por diversas provas culturais, esportivas e de conhecimento para assegurarem a sua vontade de participar deste momento histórico para Uberaba.


Guilherme Norberto Gustavo de Lima é aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal Arthur de Melo Teixeira, no bairro Uberaba I. De acordo com a diretora, Sandra Mara Soares, o esporte mudou a vida deste adolescente, que começou a dar valor ao que a escola aliada ao esporte, pode proporcionar de transformação na sua vida.


“Eu tinha certeza que teríamos um vencedor na nossa escola, porque trabalhamos muito para fazê-los entender o valor para a vida deles. Aqui, a atividade esportiva caminha junto com a sala de aula. Tudo que fazem no esporte tem que pontuar para a sala e vice-versa”, diz. Ela cita ainda que o Guilherme mudou em questão de nota e comportamento. “O esporte faz o aluno se sentir motivado e valorizado”.


Guilherme, assim como a aluna Isabella Lima Almeida, da Escola Municipal Norma Sueli, receberam um vídeo do apresentador Luciano Huck informando que foram escolhidos para participarem do revezamento da Tocha.


A diretora Patrícia Tavares Massini Prata, da E.M. Norma Sueli, acredita que o incentivo ao esporte é a melhor saída para as pessoas terem confiança em si mesma. Ela admite que está muito feliz, pois o esforço da equipe participante do projeto que selecionaria estudantes de Uberaba, deu resultado positivo com o nome da Isabella.


Isabella conta que está muito feliz e sua família orgulhosa por este momento. “Não vejo a hora de chegar dia 08. É uma oportunidade única não só para mim, mas também para a escola”, diz. Ela já havia participado de atividades esportivas com o handball, mas a escolha foi feita pela criatividade e empenho dela nos trabalhos realizados durante a seleção do patrocinador.


A diretora da DAEE, Fernanda Roqueti estava aguardando a confirmação com muita ansiedade, já que era um sonho poder participar da maior festa do esporte mundial, principalmente podendo carregar a Tocha em Uberaba. Eu fui indicada por algumas pessoas que descreveram a minha trajetória com o esporte. Estou muito feliz”, comenta.


Ela tem história com o esporte desde os 10 anos. Participou em São Paulo dos Jogos Esportivos, semelhantes aos Jimi e foi campeã de natação. Depois se formou em Educação Física e fez mestrado direcionado à pessoa com deficiência. Ela implantou aos poucos em Uberaba as modalidades paralímpicas, fundou a Adefu (Associação de deficientes de Uberaba), foi fundadora da Federação Mineira de Cadeira de Rodas, da qual é presidente novamente e foi tesoureira da Confederação Brasileira de Basquete de Cadeira de Roda. “Hoje estou na DAEE e trabalhando com o esporte educacional, voltando às minhas origens do curso, e me redescobrindo dentro da profissão. As Olimpíada e Paralimpíada Interescolares Municipal de Uberaba 2016 pensamos como uma semente e teve um impacto grande nas escolas. Isso enche meu coração de orgulho. É muito bom ver meus colegas envolvidos, realizando coisas maravilhosas”, finaliza.


Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar